A APLICAÇÃO DO MÉTODO DESIGN THINKING NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA EXPERIÊNCIA NO DESAFIO DE CRIAR E INOVAR O COMPLEXO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CÁLCULO

Autores

  • Gilselene Garcia Guimarães Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Engenharia, Design Thinking

Resumo

Ancorada na consciência do desafio de encontrar novas formas de inovar o tradicional processo de ensino e aprendizagem, da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, é que nasce o desejo de investigar a implantação do método Design Thinking como uma forma de buscar propostas criativas capaz de inovar a construção do conhecimento individualizado. Esta pesquisa Produtividade foi realizada no curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá, campus Cabo Frio/RJ, no período do ano de 2019. O principal foco do uso desta abordagem se concentra na capacidade de saber ouvir o outro como protagonista da solução a ser implementada definindo o real ambiente de pesquisa. Os objetivos deste estudo têm caráter descritivo e exploratório, mas quanto a sua forma de abordagem será do tipo qualitativo. Seres globalizados buscam por transformações capazes de atender as necessidades iminentes ao cotidiano que já se apresenta de modo diferenciado. A complexidade deste cenário apresenta um necessário questionamento sobre o rompimento da estrutura que engessa o processo de ensino e aprendizagem atual.

Biografia do Autor

  • Gilselene Garcia Guimarães, Universidade Estácio de Sá

    Graduada em Ciências e Matemática (1985) com especialidade em Educação Matemática(2001). Mestre em Educação pela UERJ /RJ(2007) e Doutora em Educação também pela UERJ/RJ (2013). Docente na Universidade Estácio de Sá – campus Cabo Frio/RJ, ministrando disciplinas no curso de Engenharia, Administração e Sistema de Informação.

     

Downloads

Publicado

2020-11-08