REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA: DESAFIOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Gustavo Yoshio Matsubara Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tayza Cristina Nogueira Rossini Universidade Estadual de Maringá (UEM)/ Unicesumar

Palavras-chave:

Sistema de ensino de engenharia, dificuldades na docência, metodologias de ensino alternativas.

Resumo

O avanço tecnológico acontece de maneira cada vez mais acelerado e, com isso, os novos profissionais precisam se adaptar continuamente. Na área de ensino, para que o sistema de educação tenha capacidade de mudança é necessário levantar reflexões sobre como é estruturado o sistema de ensino tradicional da engenharia brasileira. Além disso, é importante que os docentes estejam atentos às metodologias alternativas de ensino existentes para que sejam utilizadas como ferramentas para o melhor exercício da docência. No presente artigo, além de algumas reflexões com relação a situação da profissão docente, dificuldades enfrentadas, além de mencionar estudos de casos de metodologias alternativas presentes na bibliografia aplicadas em cursos de engenharia.

Biografia do Autor

  • Gustavo Yoshio Matsubara, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutorando e Mestre em Estruturas e Materiais pela COPPE/UFRJ.
  • Tayza Cristina Nogueira Rossini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)/ Unicesumar
    Doutoranda e Mestre na linha de pesquisa Literatura e Construção de Identidades pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2021-01-28