MAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DAS TECNOLOGIAS DAS EDIFICAÇÕES

Autores

  • Leonete Cristina de Araújo Ferreira Medeiros Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa. Tecnologia das construções. Ensino de engenharia.

Resumo

No contexto desafiador da docência do ensino superior na engenharia, foi escolhida a metodologia de aprendizagem ativa “Mapa Conceitual” para utilização no ensino da disciplina de Tecnologia das Edificações, para alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil em uma universidade pública no semiárido nordestino. Essa metodologia baseia-se na aprendizagem significativa do aluno e, devido a sua flexibilidade, pode ser empregada em várias situações do ensino. No presente caso, foi utilizado como recurso de aprendizagem para o conteúdo de “Fundações e Contenções” e como processo de avaliação para o conteúdo “Alvenaria de Vedação de Blocos Cerâmicos”, numa mesma turma, em dois semestres consecutivos. Os mapas foram analisados em função do atendimento das expectativas do professor dos conceitos a serem trabalhados e das relações entre eles, da escolha do tipo de mapa e da apresentação gráfica a partir do uso do CMapTools®. Os tipos mais empregados foram teia de aranha e hierárquico, respectivamente. A maioria dos mapas foram considerados ACEITOS e apresentaram resultado gráfico satisfatório com emprego da ferramenta indicada.

Biografia do Autor

  • Leonete Cristina de Araújo Ferreira Medeiros Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Professora Assistente do Departamento de Engenharias na UFERSA - Centro Multidisciplinar de Caraúbas. Doutoranda em Engenharia Química (PPGEQ/UFRN), na Linha de Pesquisa Engenharia Ambiental. Mestre em Engenharia Sanitária, trabalhou com qualidade da água do escoamento superficial urbano. Tem formação em Engenheira Civil e Segurança do Trabalho e Tecnologia em Meio Ambiente. Possui experiências profissional em Fiscalização de obras públicas, Construção Civil, Licenciamento Ambiental, Avaliação de Imóveis e Ensino (Meio ambiente, segurança do trabalho, desenho e construção civil).

Downloads

Publicado

2021-12-08