A eficiência no propósito das Instituições de Ensino Superior manifesta-se de maneira bastante evidente na forma com que são gerenciadas as suas políticas de sustentabilidade e de apoio aos alunos. O trabalho contínuo de avaliação das necessidades fundamentais e a implementação de práticas corretivas, constituem ações imprescindíveis para que seja possível oferecer, de maneira otimizada, os subsídios necessários para que seja alcançada a formação apropriada do corpo discente, e por conseguinte, a restituição esperada pela sociedade em relação aos seus egressos. Neste trabalho, é apresentada uma análise da perspectiva dos discentes da FAEC/Unifesspa (Faculdade de Engenharia Civil/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), em relação às do curso e à Instituição. Por meio de uma pesquisa exploratória, foram quantificados e qualificados parâmetros relacionados à infraestrutura e às metodologias usadas para as práticas de ensino, pesquisa, extensão. A análise dos resultados obtidos permite inferir as insuficiências e qualidades do curso, sob a perspectiva do corpo discente. As devidas projeções desse trabalho podem ser usadas para a otimização no processo de ensino e aprendizagem nas diversas Instituições de Ensino Superior.