8 DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA EDUCACIONAL VOLTADA A DISCIPLINA DE CONCRETO ARMADO
Autores
Charles Jaster de Oliveira
Charles Henrique Ferreira
Jefferson Fortes Cruz
Palavras-chave:
Concreto Armado, apllets, metodologia ativa.
Resumo
As ferramentas computacionais associadas ao ensino de engenharia, mais especificamente ao concreto armado, estão cada vez mais presentes nas salas de aula de modo a sensibilizar os alunos quanto a utilização de softwares para análise de resultados. O objetivo deste artigo é promover o uso de uma plataforma educacional online, com disponibilidade de acesso em smartphones, tablets e computadores, que possibilite calcular a área de armadura de aço para vigas de seção retangular e seção “T” solicitadas por flexão simples, baseandose na NBR 6118: 2014. A interação em sala de aula entre aluno, professor e aplicativos tende a ser mais constante na medida que uma ferramenta para ensino ativo possibilite que haja a formulação de questões as quais não dependem apenas do livro base ou do professor, o aluno pode instigar situações de dimensionamento no qual é possível apreciar não só o resultado, mas também o processo de cálculo, vislumbrando cada vez mais o aprendizado. Para tanto, os resultados obtidos neste artigo evidenciam ainda mais a importância em poder contar com o uso desta plataforma, pois além do usuário obter os resultados finais dos exercícios, o applet possibilita o mesmo a acompanhar o desenvolvimento do problema através das formulações e resultados intermediários.