ESTRATÉGIA MULTIRRECURSOS NO ENSINO EXPERIMENTAL EM UM LABORATÓRIO DE ENGENHARIA: POSSIBILIDADES NO FRAMEWORK CURRICULAR E PROJETO DISCIPLINAR

Autores

  • Wilker Victor da Silva Azevêdo IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Múcio D'Emery Alves Filho IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Palavras-chave:

Currículo, Ensino, Laboratório, Recursos, Representação

Resumo

O trabalho descreve experiências na organização de recursos na disciplina “Laboratório de Circuitos Elétricos”, componente curricular essencial na construção de saberes e competências profissionais para a formação de engenheiros eletricistas. Reconhecendo o amplo espectro teórico-empírico em virtude da natureza diversificada de recursos em laboratórios físicos ou digitais, viabiliza diversos horizontes. A representação do conhecimento é abordada admitindo a necessidade de aproximar a relação abstrato-concreto, ao passo da construção de habilidades e do desenvolvimento cognitivo. Como foco a uma participação ativa, flexível e integrada dos estudantes, são apresentadas possibilidades experimentais, quadros de referência e algumas experiências. De maneira complementar, descreve-se a formatação da disciplina e a infraestrutura. Atividades não convencionais foram exploradas. Um projeto integrado ao desenvolvimento tecnológico subsidiou a formatação de habilidades outrora não exploradas, desdobrando-se na consecução de protótipos e redimensionamento analítico.

Biografia do Autor

  • Wilker Victor da Silva Azevêdo, IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
    Possui graduação (2008) e mestrado (2010) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é doutorando do Programa de Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.Tem experiência nas áreas de transmissão e distribuição de energia elétrica, exercendo atividades em estudos de planejamento em sistemas de potência e eficiência energética. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), onde exerceu a função de Diretor de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Extensão, tendo atuado ainda como Diretor de Ensino e chefe da Divisão de Ensino nesta instituição. Tem realizado pesquisas e atividades extensionistas, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem em Circuitos Elétricos, Energias Renováveis e Geração Distribuída, Educação em Engenharia, Transitórios Eletromagnéticos, Transmissão de Energia, Tensão de Restabelecimento Transitória (TRT), Educação Tecnológica, Aprendizagem Baseada em Projetos, Eficiência Energética.
  • Múcio D'Emery Alves Filho, IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
    Graduando em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Pernambuco - Campus Garanhuns. Tem realizado cursos de formação complementar em Eletrotécnica e Automação Industrial. Tem atuado como monitor em disciplinas de Cálculo para Engenharia Elétrica e como pesquisador desenvolvendo ações no diagnóstico de evasão no curso e participando de estudos sobre Aprendizagem em Circuitos Elétricos (Educação em Engenharia) e Linhas Transmissão de Potência Natural Elevada (Sistemas de Potência).

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Publicado

2022-09-05