MONITORIA DE QUÍMICA: AULAS DE REFORÇO COMO ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM

Autores

  • EMILLY ADORNO LIMA VASCONCELOS Universidade Estadual de Feira de Santana
  • ELAINE SANTOS SILVA Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria de Fátima Mendes Paixão Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Ensino de Química, Evasão e Retenção, Monitoria

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição dada pela monitoria acadêmica da disciplina Química Geral e Inorgânica I como atividade facilitadora da aprendizagem. O componente curricular citado pertence ao primeiro semestre do curso de graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e seu acompanhamento requer que os estudantes tragam consigo alguns conhecimentos químicos ministrados pelo ensino médio, para serem aprofundados e servir como saberes básicos para disciplinas posteriores. Observa-se que os alunos apresentam grande carência nesses conhecimentos, gerando alto índice de repetência e evasão. Para reduzir o impacto causado pelas lacunas no conhecimento, são realizadas aulas de reforço pela monitoria de Química em horário extraclasse, utilizando materiais didáticos variados. Para avaliar o potencial de contribuição dado por esta atividade, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas e aplicados aos estudantes que cursaram a disciplina no primeiro semestre de 2018. As informações obtidas foram organizadas em gráficos e analisadas à luz da literatura científica disponível. Os resultados mostraram que as contribuições das aulas de reforço cumpriram seu papel, funcionando como uma atividade capaz de intermediar a aquisição de conhecimentos pelos estudantes monitorados, de promover seu engajamento com a comunidade universitária, bem como de aproximá-los de seu objeto de estudo.

Biografia do Autor

  • EMILLY ADORNO LIMA VASCONCELOS, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Graduanda de Engenharia de Alimentos
  • ELAINE SANTOS SILVA, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Graduanda em Engenharia de Alimentos
  • Maria de Fátima Mendes Paixão, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal da Bahia, 1979. Graduação em Educação Física, Universidade Católica do Salvador, 1989. Mestrado em Engenharia Química, Universidade Federal da Bahia, 1995. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável, obtido pela Universidad de  Salamanca e reconhecido pela Universidade de Brasília, 2006. Especialização em Ensino de Química e Biologia, 2016, Universidade do Vale do São Francisco.

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Publicado

2021-01-28