GAMIFICAÇÃO: SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO DO ENSINO DE ENGENHARIA

Autores

  • Leonardo Assírio de Oliveira Bossi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

tendências na educação, ensino em engenharia, gamificação

Resumo

Novas tendências e desafios para a educação têm sido discutidos a partir do maior entendimento do processo de aprendizado como resultado de uma construção social e da popularização de tecnologias, capazes de proporcionar maior interação e colaboração entre pessoas. Neste contexto, o uso da gamificação, como alternativa que permite aperfeiçoar aspectos como motivação e engajamento, também tem sido apontado como uma das principais tendências para a educação para os próximos anos. Assim sendo, o objetivo geral deste artigo é discutir a aplicação de modelos combinados e da gamificação como forma de potencializar o engajamento e a motivação de estudantes, além de auxiliar a metodologia tradicional de ensino a superar os desafios do ensino em Engenharia de Produção. Para atingir o objetivo proposto, o presente trabalho explora três pontos principais: o caso da escola americana Quest to Learn, a primeira no mundo com um currículo inteiramente baseado em princípios da gamificação; a aplicação de jogos no ensino de engenharia para estudantes do ensino superior; e o framework genérico de gamificação em contextos educacionais proposto por Silva e Bax (2017), avaliando seu potencial de utilização no ensino em engenharia.

Biografia do Autor

  • Leonardo Assírio de Oliveira Bossi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Bacharel em Engenharia de Produção. IPUC. PUC-MG.

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Publicado

2021-06-29