PROPOSTA DE NIVELAMENTO EM ATENDIMENTO ÀS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA CURSOS DE ENGENHARIA: CONSTRUÇÃO DE UM ESPECTROFOTÔMETRO COMO APRENDIZAGEM POR PROJETO

Autores

  • João Lucas Melo de Oliveira Centro Universitário Senac
  • Alexandre Saron Centro Universitário Senac

Palavras-chave:

Projeto integrador, Espectrofotômetro, Engenharia, Novas Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

A Resolução 02 de 24/04/2019 do Conselho Nacional do Ensino Superior estabeleceu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação em Engenharia. Em atendimento aos capítulos III e IV, foi desenvolvida uma proposta de atividade técnico–científica com integração da teoria à prática que visa o acolhimento e nivelamento de alunos ingressantes com conteúdos básicos do curso de engenharia contemplando a interdisciplinaridade utilizando laboratórios de Física, Química e Informática. Com o uso de metodologias ativas, Aprendizagem por Projeto, ocorreu o desenvolvimento de um protótipo de baixo custo, um espectrofotômetro e o relato da possibilidade de integração dos conteúdos básicos presente em qualquer habilitação de engenharia neste projeto. O processo avaliativo deverá ser adaptado pela Instituição de Ensino em questão, ou seja, provas dissertativas, apresentações orais, artigos técnicos, entre outros desde que demonstrem o aprendizado e estimulem a produção intelectual dos estudantes, de forma individual ou em equipe.

Biografia do Autor

  • João Lucas Melo de Oliveira, Centro Universitário Senac
    Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Senac (2018). Monitor da disciplina de Química Geral e Experimental para as engenharias e aluno de Iniciação Cientifica bolsista do CNPq sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Saron. Participou do XLVII COBENGE (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia) e do 59º Congresso Brasileiro de Química, recebendo Menção Honrosa na XXXII Jornada de Iniciação Científica em Química.
  • Alexandre Saron, Centro Universitário Senac
    Engenheiro Químico pela Faculdade Oswaldo Cruz (1994), Mestre em Engenharia Civil pela UNICAMP (2000), Especialista em Docência do Ensino Superior (2000), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2006) e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2016). Atualmente é professor do Centro Universitário Senac, cuja atuação docente está nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Produção e Engenharia da Computação. Atuação docente na graduação com as disciplinas de química geral e experimental, química ambiental, engenharia de segurança do trabalho e projetos de engenharia. Na pós-graduação Lato sensu com disciplinas de química ambiental, tratamento de água, tratamento de efluentes. Possui alunos de monitoria e iniciação científica.

Downloads

Publicado

2021-01-28