A COMPETÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EM E-MAILS ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL
Palavras-chave:
Competências, Comunicação, Análise de discursoResumo
Este estudo de caso apresenta a análise das estratégias de legitimação presentes nos discursos produzidos por discentes de engenharia civil, no período de 2014 a 2019, via comunicação realizada por e-mail, como possibilidade para aferição da competência de comunicação. Foram analisados 2.524 e-mails, de 323 discentes, direcionados ao autor deste estudo. Foram consideradas para análise as categorias de legitimação: autorização, racionalização, avaliação moral e mitopoiesi. Percebeu-se, pela análise dos discursos, que 79,90% dos discursos analisados apresentavam a variação diamésica, o que, por ventura, pode demonstrar a percepção dos discentes de que a comunicação via e-mail, institucional, não demandaria seguir a norma culta. A elevada porcentagem amostral denota um risco de que a competência de comunicação não esteja sendo plenamente desenvolvida. A expressiva quantidade, 89,46%, dos discursos contendo mais de cinco erros de sintaxe e/ou semânticos pode ser relevadora de que a competência de comunicação, prevista nas Diretrizes Nacionais para os cursos de engenharia, não esteja tão presente nos discentes, e isso seja oriundo de problemas em relação ao conhecimento, visto que, após serem orientados, 50,63% apresentaram melhorias em suas habilidades ligadas a essa competência. Contudo, empiricamente, pôde-se perceber, no decorrer desse um lustro, que as atitudes, no que tange a essa competência, não revelaram valoração no meio em que foram analisadas, pois quase a metade dos discentes não apresentou esmero na redação de novas comunicações no contexto de comunicação analisado.