IMPACTO DOS CURSOS INTRODUTÓRIOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA

Autores

  • Miguel Leocádio de Sousa Neto Universidade Federal do Piauí / Estudante de Graduação em Engenharia Elétrica
  • Giovana Delmondes Andrade
  • Antonio Evaldo Vieira de Góes Junior
  • Wesley Brito Bezerra
  • Marcos Antonio Tavares Lira

Palavras-chave:

Cálculo, Metodologia PBL, Geogebra

Resumo

As disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (Cálculo) representam grande parte da dificuldade encontradas no início dos cursos de Engenharia. Essas disciplinas constituem uma base indispensável para o entendimento de muitos fenômenos físicos e de engenharia, fazendo-se necessárias para a construção de muitos conhecimentos inerentes à formação de engenheiros. Este artigo aborda parte das dificuldades encontradas em cursos de Cálculo e uma proposta de atividade de ensino para atenuar as taxas de evasão e retenção nessas disciplinas. Foram realizados dois pré-cursos de Cálculo para preparar os alunos para as disciplinas de Cálculo I e Cálculo III. Os pré-cursos são iniciativas do Programa de Educação Tutorial do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí. Notou-se sucesso na escolha da utilização da metodologia Problem-Based Learning (PBL) e do software Geogebra nas aulas. Essa atividade contribui para a melhoria do curso de graduação e para a formação de professores na Engenharia.

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Publicado

2022-08-17