CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA I PARA A FORMAÇÃO DO GRADUANDO MONITOR.

Autores

  • ISABELA GARCIA MARINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
  • MARIA DE FÁTIMA MENDES PAIXÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Palavras-chave:

Ensino de Química. Monitoria. Aprendizagem. Formação profissional. Docência.

Resumo

O presente trabalho discute as contribuições que a atividade de monitoria pode oferecer para a formação profissional do discente monitor, bem como os tipos de aprendizagens oferecidas. Para tal, aplicou-se um questionário para 20 monitores que atuaram nos semestres letivos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no período de 2017 a 2019. Os resultados mostraram que a monitoria tem relevância para a formação acadêmica do graduando monitor, pois além da experiência na área de docência, permite também a aquisição de conhecimentos específicos daquela ciência; pode despertar ou reforçar o interesse pela docência e desenvolver no estudante uma nova forma de conduzir sua aprendizagem, desenvolvendo sua autonomia para adquirir e usar os saberes obtidos.

Biografia do Autor

  • ISABELA GARCIA MARINHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
    Departamento de Ciências exatas
  • MARIA DE FÁTIMA MENDES PAIXÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
    Departamento de Ciências exatas

Downloads

Publicado

2021-06-29