EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM UMA IES DO NORDESTE
Palavras-chave:
Educação em Engenharia, monitoria, pesquisa, extensão, formação qualificada.Resumo
O presente estudo apresenta como objetivo a investigação da relação dos alunos de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com as atividades de monitoria, pesquisa e extensão, averiguando como estas contribuem para a formação qualificada do alunado por meio da percepção dos estudantes entrevistados. Os resultados revelam um relativo desconhecimento dos discentes em relação ao que representa o tripé universitário, além disso percebeu-se a inserção destes tardiamente em programas extracurriculares, uma vez que a participação majoritária ocorre somente a partir do sexto (6°) período de curso, ainda, notou-se que o desenvolvimento de atividades extraclasse por parte de acadêmicos de graduação permite aos mesmos desenvolver habilidades pessoais, profissionais, além de técnicas e métodos científicos. Portanto, é relevante a intervenção da universidade como informadora e motivadora da participação do acadêmico em atividades extracurriculares.