TRILHA DE APRENDIZAGEM BASEADA NAS NOVAS DCNs APLICANDO COMISSIONAMENTO VIRTUAL PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Anderson Alves de Oliveira Fundação Salvador Arena
  • Jairo Gonçalves Junior Fundação Salvador Arena
  • Lucas Okamoto Maciente Fundação Salvador Arena

Palavras-chave:

DCN, engenharia, automação industrial

Resumo

Este trabalho apresenta um planejamento de ensino-aprendizagem alinhada com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019, para as graduações em engenharia. Propõe uma trilha de aprendizagem, para desenvolvimento de competências relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de automação industrial. Esta proposta utiliza a metodologia de situações-problema, sequenciais e cumulativas, de forma a trabalhar a mesmas competências em diferentes níveis de desempenho. Destaca-se o potencial do uso da ferramenta de Comissionamento Virtual (CV) para simulação de processos industriais, trabalhando aplicações de Controladores Lógicos Programáveis (CLP) e Redes Industriais, trabalhando capacidades técnicas e capacidades metodológicas, relevantes para o desempenho da atividade profissional do aluno. Todas as situações-problema criadas acompanham um vídeo explicativo, incluindo: contexto, dados para análise, lista de entregáveis, critérios de avaliação, bem como uma possível resolução do desafio.

Biografia do Autor

  • Anderson Alves de Oliveira, Fundação Salvador Arena
    Mestre em Controle e Automação pelo IFSP (2014), possui graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pela FTT (2009), pós graduação Lato-Sensu em Automação e Controle Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011). Atualmente é Professor de Engenharia na Fundação Santo André, Faculdade Impacta e na Fundação Salvador Arena nas áreas Sistemas de Controle, Redes Industriais, Supervisórios e Indústria 4.0. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação de Processos Industriais, programação de circuitos digitais, processamento digital de sinais e sensores inerciais.
  • Jairo Gonçalves Junior, Fundação Salvador Arena
    Guaduando em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena (FESA) e consultor da Empresa Junior da Faculdade Engenherio Salvador Arena (EJSA). Atualmente é Arquiteto de Soluções em uma Startup. Tem experiência na importação e certificação de produtos de telecomunicações.
  • Lucas Okamoto Maciente, Fundação Salvador Arena
    Guaduando em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena (FESA) e graduando em Engenharia de Energia na Universidade Federal do ABC. Formação técnica nas áreas de mecatrônica, pelo colégio Pentágono, e eletroeletrônica pelo Senai A. Jacob Lafer. Tem experiência no desenvolvimento e manutenção de sistemas HVAC para datacenters em empresas de telefonia móvel.

Downloads

Publicado

2022-04-20