METODOLOGIA PBL E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTIUNADA EM SERVIÇO NOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Geyza Maria Felix de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mônica Maria Lins Santiago Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

PBL, Formação continuada em serviço, Engenharia

Resumo

O presente artigo traz um estudo acerca da compreensão docente à luz da metodologia PBL (Project Based Leraning) realizado em uma Unidade Acadêmica de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) da região Nordeste do Brasil no Estado de Pernambuco. O objetivo da pesquisa foi investigar a concepção dos docentes de uma Unidade Acadêmica sobre a PBL e a possível contribuição da formação continuada em serviço acerca da prática docente à luz da PBL.  Para atingir este objetivo, o percurso metodológico escolhido foi o de uma pesquisa qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada para a coleta de dados com docentes que lecionam a Unidade Curricular denominada de Tópicos 1 dos cursos de Engenharia, Unidade Curricular esta que é lecionada no 1º período e que tem como referência a PBL.  Os dados foram analisados tomando-se por base a análise de conteúdo de Bardin. Este trabalho possibilitou um direcionamento para uma efetiva formação docente que contemple atender aos desafios do processo de ensino e aprendizagem que se aproximam de novas metodologias, servindo também como ponto norteador quanto ao projeto educativo PBL que é desenvolvido em uma Unidade Acadêmica em formação de uma Universidade Federal do Nordeste.

Biografia do Autor

  • Geyza Maria Felix de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) com Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco(2010). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação de Ensino das Ciências (PPGEC) da UFRPE. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio pelo Grupo Gênese de Ensino, atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Coordenação de Planejamento de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UFRPE .
  • Mônica Maria Lins Santiago, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduação em Psicologia (UFPE, 1990), Mestrado (1996) e Doutorado (2005) em Psicologia cognitiva pela UFPE. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco atuando principalmente nos temas relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem de conceitos matemáticos e formação de professores na área de matemática.


Downloads

Publicado

2023-06-05