DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA NUMÉRICA PARA ESTUDO DO ENSAIO DE FLEXÃO EM TRÊS PONTOS: UMA ABORDAGEM TÉCNICA E DIDÁTICA PARA O ENSINO APLICADO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Autores

  • Paulo Rossi Prates Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara
  • Sílvio Aparecido Verdério Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria
  • Celio Caminaga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria

Palavras-chave:

Ensaio de flexão, MEF, Metodologias de Ensino, Métodos Computacionais.

Resumo

Solicitações e deformações por esforços de flexão ocorrem nos mais diversos componentes mecânicos e nas mais diversas aplicações de engenharia, bioengenharia, indústria, etc. Ensaios mecânicos destrutivos de flexão são utilizados para determinar o comportamento real de elementos, peças, etc. nesse tipo de solicitação. Problemas reais de engenharia são atualmente resolvidos através de métodos numéricos, destacando-se o MEF para aplicações estruturais. A utilização de métodos computacionais é uma tendência no ensino moderno da Engenharia e mostra-se, juntamente com outras metodologias ativas de ensino, como uma alternativa ao modelo convencional. Da óptica técnica, o presente trabalho objetiva o desenvolvimento e validação experimental de uma metodologia computacional para simulação do ensaio de flexão em três pontos. Da óptica didática e em continuação ao estudo Chades Augustinho et al. (2022), a metodologia numérica desenvolvida objetiva ser uma ferramenta alternativa para o ensino aplicado e ativo de resistência dos materiais, projeto mecânico, etc. Os modelos numéricos foram construídos através do módulo FEA da versão estudantil do software Autodesk Inventor 2021®. Comprovou-se que o software utilizado não é adequado para análises não-lineares e de grandes deformações. Os modelos numéricos mostraram-se adequados para a avaliação e previsão de resultados do ensaio de flexão em três pontos no regime linear-elástico de pequenas deformações para os materiais em estudo. A metodologia computacional desenvolvida mostrou-se uma ferramenta robusta interdisciplinar de ensino aplicado de Engenharia, com potencial de integração a outras metodologias ativas de ensino e também indicada para o ensino à distância ou remoto emergencial.

Biografia do Autor

  • Paulo Rossi Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara
    É graduando em Bacharelado em Engenharia Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP), campus Araraquara.
  • Sílvio Aparecido Verdério Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Araraquara. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fluidodinâmica Computacional (CFD), Fluidização, Fenômenos de Transporte aplicados à Bioengenharia, Cogeração, Formas Não Convencionais de Energia e OpenFOAM®.

  • Celio Caminaga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria
    Possui graduação em Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica pelo Instituto Federal de São Paulo (2012), graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1997), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação e Materiais. Atuando principalmente nos seguintes temas: aços micro ligados, Ausforming, forjamento a quente, Forging, Microalloyed e Precipitation.

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Publicado

2023-08-09