INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UM CAMPO EMERGENTE EM PORTUGAL

Autores

  • Natascha van Hattum-Janssen Saxion University of Applied Sciences
  • José Manuel Nunes de Oliveira Universidade de Aveiro
  • Bill Williams ESTBarreiro, Instituto Politécnico de Setúbal e CEG-IST/Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Investigação em ensino de engenharia, constituição e identidade de campo de pesquisa.

Resumo

Num mundo cada vez mais globalizado, e no qual o rápido desenvolvimento científico e tecnológico ocupa um papel central no desenvolvimento das sociedades, torna-se cada vez mais relevante discutir o perfil desejável dos profissionais de engenharia capazes de dar resposta a esses desafios, e, consequentemente, discutir os processos de formação desses futuros engenheiros. No contexto internacional, essas necessidades têm feito emergir a Investigação em Ensino de Engenharia (IEE) como um campo de investigação autônomo. Norteando-se pelos critérios de identidade para um campo de investigação de Fensham (2004), usado também por Borrego (2007), como princípios orientadores de análise, este artigo pretende discutir a identidade do campo de IEE, caraterizar o seu estado atual no contexto internacional e no contexto português, e posicioná-lo relativamente às ciências da educação. Busca-se igualmente identificar os desafios emergentes no crescimento e amadurecimento desse campo de investigação específico, de forma a que possa granjear reconhecimento quer nas ciências da educação, quer nas engenharias, no contexto português.

Biografia do Autor

  • Natascha van Hattum-Janssen, Saxion University of Applied Sciences

    Métodos de Investigação

    Acedemia de Tecnologia Criativa

     

  • José Manuel Nunes de Oliveira, Universidade de Aveiro
    Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda – Universidade de Aveiro
  • Bill Williams, ESTBarreiro, Instituto Politécnico de Setúbal e CEG-IST/Universidade de Lisboa
    ESTBarreiro, Instituto Politécnico de Setúbal e CEG-IST/Universidade de Lisboa

Downloads

Publicado

2014-03-11

Edição

Seção

Artigos