FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO: ANÁLISE DO CURRÍCULO (INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE, SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE)

Autores

  • Diego Marques Cavalcante UFSM
  • Simone Merlini UFSM
  • Andrei de Azambuja Maraschin UFSM
  • Lucas Veiga Ávila UFSM

Palavras-chave:

treinamento, inovação, competitividade, sustentabilidade, qualidade

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar, descrever e analisar os cursos de Engenharia de Produção das universidades públicas federais da Amazônia brasileira sob a perspectiva da inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade. Este estudo é classificado como pesquisa documental exploratória. Foram analisados os projetos político-pedagógicos dos cinco cursos de Engenharia de Produção oferecidos pelas universidades públicas federais da Amazônia brasileira. Com base na análise dos documentos, foi possível considerar que os currículos dos cursos têm características diversas, em termos da base curricular dos cursos para os temas analisados, e os temas são apresentados em várias disciplinas que fazem parte das instituições pesquisadas. Este estudo buscou identificar, descrever e analisar as abordagens para colaborar na construção dos parâmetros curriculares que orientam os cursos de engenharia de produção. Muitos dos conteúdos estudados nos cursos de Engenharia de Produção das instituições analisadas fazem parte dos temas inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade, proporcionando uma ampla gama de assuntos para o currículo dos cursos de Engenharia de Produção na região amazônica brasileira.

Biografia do Autor

  • Diego Marques Cavalcante, UFSM
    Estudante de doutorado no programa de pós-graduação em engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Mestre em engenharia de produção pela UFSM e graduado Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Pará UFPA, campus de Abaetetuba. Pós graduado (latu senso) em engenharia de produção pelo centro universitário Leonardo Da Vinci e Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Pará IFPA no ano de 2014.Nesse período do IFPA integrou o grupo de Pesquisa em Educação Básica Interdisciplinar da Amazônia Tocantina - GPEBIAT. Foi bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq - Nível A no ano 2018, com tema Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Pará. Bolsista de extensão no ano de 2019 com o tema Fortalecendo a feira da agricultura familiar de Abaetetuba por meio de estudos de mercado: quem é o consumidor? Integrou o grupo Mercados institucionais de alimentos do Instituto de Ciências sociais aplicadas da UFPA. Egresso do grupo de pesquisa ação dispositivos, instituições e desenvolvimento rural (DIDRA) também da UFPA e atualmente membro do grupo de pesquisa Governança e Sustentabilidade Organizacional. Interesse na área de gestão integrada: Qualidade, Sustentabilidade e responsabilidade social. No mestrado e agora no doutorado tem se dedicado no estudo, avaliação e mensuração dos sistemas de inovação (formação e aplicabilidade) para a sustentabilidade nas IES
  • Simone Merlini, UFSM
    Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Graduação em Física pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, MBA Executivo em Gestão Industrial, Logística e Qualidade e Pós Graduação em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares em Física pela Potal Faculdades de Passo Fundo- RS. Atualmente cursando Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Andrei de Azambuja Maraschin, UFSM
    Mestrando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa Inteligência Organizacional. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé (2019). MBA em Design Thinking e atualmente cursando pós graduação em Empreendedorismo e Inovação no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Tem interesse na área de Gestão e Inovação a partir das temáticas de Empreendedorismo, Estratégias Organizacionais e Sustentáveis e Gestão de Projetos.
  • Lucas Veiga Ávila, UFSM
    Doutor em Administração pela UFSM com período sanduíche Center Applications of Life Sciences at the Hamburg University of Applied Sciences em Hamburg, Alemanha. (2017). Possui mais de 3.000 citações e iH Index 31 no Google Scholar; H-index 14 na Web of Science; H-index 16 na Scopus; H-index 19 Researchgate; Possuí mais de 250 publicações: papers, artigos, livros e capítulos; 80 orientações de estudantes de graduação e pós-graduação. Os resultados de suas pesquisas vêm sendo publicados em Journals reconhecidos: Journal of Cleaner Production, Sustainability MDPI, Sustainability Science, International Journal of Sustainable Development and World Ecology, etc; Atua como editor do Journal Discover Sustainability Springer -Topical Collection on ?Transition to Greener, Resilient and Equitable Economy?; Guest Editor do Journal Sustainability MDPI - Climate Change Education and Sustainability Learning; Possuí projetos de pesquisa/fomento na Fapergs, Capes, CNPq e Pesquisa Desenvolvimento (Ministério do Desenvolvimento Regional; e INCRA); faz parte das Redes de Pesquisa e Colaboração: Inter-University Sustainable Development Research Programme (IUSDRP) e GERBRAS-SCIENCENET (Alemanha), Coordenador de Grupo de Trabalho da MetaRed ESG/ASG Brasil; Participante do Projeto Co-creation in Experiential Learning (Portugal), etc; Coordena o Grupo de Pesquisas em Inovação e Sustentabilidade Organizacional e faz parte do Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão); Atua como Professor Adjunto II na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo como principais atividades: Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação (PPGEP - Mestrado e Doutorado), e no PPGCC (Mestrado em Contábeis); atua como Chefe da Incubadora Social da Pró-reitoria de Extensão (PRE), faz parte da Comissão de implementação da Agenda 2030 e no Conselho de Ensino Pesquisa (CEPE), etc. Já atuou como empresário, consultor de empresas, coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, etc. Possui interesse nos temas: Empreendedorismo, Inovação, Desempenho Organizacional, Desenvolvimento Sustentável, Mudanças Climáticas, Estratégias Organizacionais e Sustentáveis.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-05