PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE ENGENHARIA DE MATERIAIS SOBRE A ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE ASSESSORIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Angélica C. Zanotto Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Rodrigo Leiva Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Educação em Engenharia, Assessoria Pedagógica, Engenharia de Materiais

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados e as reflexões no tocante à adoção de metodologias ativas, a partir do estudo qualitativo conduzido pelos autores ao longo de 2020 e 2021 e 1º semestre de 2022, com docentes do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Tendo como base teórica as discussões sobre educação em engenharia, metodologias ativas e assessoria pedagógica universitária, foram levantadas informações sobre a adoção de metodologias ativas, por meio de um delineamento de reuniões individuais para o planejamento de atividades nas disciplinas dos docentes do estudo. Os resultados indicam que as metodologias ativas e problematizadoras precisam ser conhecidas pelos professores, para que tenham segurança ao aplicá-las, que as formações docentes para metodologias ativas e problematizadoras devem ter caráter prático e aplicado e que os alunos, assim como os professores, precisam ter orientações sobre como participar de atividades de aprendizagem desenvolvidas com base em metodologias ativas e problematizadoras.

Biografia do Autor

  • Maria Angélica C. Zanotto, Universidade Federal de São Carlos
    Possui graduação em Engenharia Florestal (USP) e em Pedagogia (UFSCar). É mestra e doutora pela UFSCar, na área de Educação. Concluiu especialização em Gestão da Inovação Tecnológica (MBI-UFSCar). Concluiu pós-doutorado na UFSCar, na área de Educação em Engenharia. É técnica de nível superior da Universidade Federal de São Carlos, na Secretaria Geral de Educação a Distância, na qual é coordenadora na Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas.
  • Daniel Rodrigo Leiva, Universidade Federal de São Carlos
    Pró-reitor de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde janeiro de 2021. Possui graduação e mestrado em Engenharia de Materiais pela UFSCar. Doutor em Física de Materiais pela Universidade Joseph Fourier, de Grenoble, França, e em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar. Foi professor doutor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2011 a 2013), onde atuou também como coordenador dos cursos de graduação em Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção. Docente do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar desde 2013

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Publicado

2024-05-05