CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA PARA CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Autores

  • Sandra Rufino Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernanda Heloah dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mariah Caroline Martins de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Laís de Assis Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernanda Barreto de Almeida Rocha Mariz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

metodologia ativa, competência, engenharia de produção

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo avaliar a contribuição das metodologias ativas no desenvolvimento de competências dos alunos de engenharia de produção por meio de uma revisão sistemática. A revisão considerou as publicações da área vinculadas ao ENEGEP, SIMPEP, COBENGE, Revista Produção Online, Gestão & Produção, Production, BJO&PM e Revista de Ensino de Engenharia (ABENGE), entre os anos de 2016 a 2023 (publicados até agosto). Foi possível elencar as metodologias ativas mencionadas nos trabalhos e relacionar a aplicação de metodologias ativas ao desenvolvimento de habilidades e competências. Identificou-se o destaque do ENEGEP, SIMPEP e do COBENGE em relação à quantidade de publicações ao longo do recorte temporal, bem como a ênfase da área de engenharia de operações e processos. As metodologias ativas mais identificadas foram PBL, gamificação e sala de aula invertida, já as competências mais citadas foram a capacidade de formular e conceber soluções; projetar e analisar produtos, sistemas e processos; implantar, supervisionar e controlar as soluções de engenharia; comunicar de maneira eficaz e trabalhar e liderar equipes multidisciplinares. Com relação às competências de maior deficiência relacionam-se à compreensão de fenômenos físicos e químicos e à ética profissional. Portanto, por meio das análises realizadas, a pesquisa possibilitou a reflexão acerca da importância das metodologias ativas de ensino diante das Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como sua influência sobre o desenvolvimento de habilidades e competências.

Biografia do Autor

  • Sandra Rufino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professora do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN
  • Fernanda Heloah dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduanda em Engenharia de Produção na UFRN
  • Mariah Caroline Martins de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduanda em Engenharia de Produção na UFRN
  • Laís de Assis Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduanda em Engenharia de Produção na UFRN
  • Fernanda Barreto de Almeida Rocha Mariz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professora do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN

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Publicado

2024-05-05