ATUALIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS DA UFRN CONFORME AS NOVAS DCNs
Palavras-chave:
Engenharia de Materiais, Projeto Pedagógico de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículo baseado por competênciasResumo
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Curso de Graduação em Engenharia, implementadas pela Resolução CNE/CES Nº 2 de 24/04/2019, estimulam as instituições de ensino e suas respectivas escolas de engenharia a organizarem os currículos baseados por competências gerais e específicas (técnicas e comportamentais), com forte ênfase em novas formas de aprendizado, métodos ativos de ensino, novos formatos de avaliação, acolhimento e capacitação docente. O propósito é formar engenheiros para atuação no cenário da Indústria 4.0. Neste sentido, o presente trabalho visa apresentar a construção do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Engenharia de Materiais da UFRN, o qual contou com a colaboração de diferentes agentes como: i. membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado; ii. egressos e estudantes ativos; iii. Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e Indústrias do RN; iv. Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte (CREA-RN); e v. Centro de Tecnologia (CT) da UFRN. Considerando que o curso de Engenharia de Materiais é de segundo ciclo e que recebe alunos do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT) da UFRN, vale ressaltar que a atualização apresentada se refere apenas à estrutura curricular de Materiais. Baseando-se nos documentos orientativos produzidos pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), Confederação Nacional da Indústria - Mobilização Empresarial pela Inovação (CNI-MEI), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior (CNE/CES), UFRN, e livros com abordagem na Educação em Engenharia, o novo PPC foi elaborado a partir de cinco frentes de ação: i. Inter e transdisciplinaridade - baseado por competências, disciplinas e projetos integradores, estágios e projetos finais de curso, e atividades extensionistas associadas com as demandas da indústria e sociedade; ii. Flexibilidade – redução e ajustes de pré-requisitos e usos de ferramentas online; iii. Temáticas atualizadas - indústria 4.0, simulação computacional e empreendedorismo; e iv. Práticas Pedagógicas Ativas - uso de metodologias ativas, implantação de laboratório de projetos e inovação, variedade de métodos de avaliação e capacitação docente. A inserção curricular de extensão foi realizada considerando o percentual mínimo de 10% da carga horária total do curso, perfazendo 371 horas.