APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM ACESSIBILIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Bismarck Luiz Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gleidson Linhares Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriel dos Santos Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Aparecida Pereira Damasceno Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Natane Martiniano dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Engenharia de Materiais, acessibilidade, Aprendizagem Baseada em Projetos, gerenciamento de resíduos sólidos

Resumo

A presente proposta surgiu da demanda por reaproveitamento de materiais descartados na Diretoria de Material e Patrimônio (DMP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como da necessidade de introduzir a temática de acessibilidade no contexto de Ensino de Engenharia, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), implementada em disciplinas do curso de Engenharia de Materiais. O assunto acessibilidade foi escolhido pelos discentes devido às dificuldades encontradas na obtenção de cadeiras de rodas na universidade, bem como à motivação em criar soluções voltadas a pessoas com deficiência física. Neste sentido, o objetivo do projeto foi a construção de uma cadeira de rodas a partir de materiais sem utilização no DMP/UFRN, como cadeiras de rodas hospitalares, assentos plásticos e perfis metálicos de carteiras escolares. Os estudantes receberam orientações no contexto da ABPj e realizaram as seguintes etapas: i) conhecer o problema; ii) fazer um brainstorming para levantamento de ideias; iii) distribuir as tarefas e responsabilidades entre os componentes; iv) estabelecer metas e cronograma; v) estudar conceitos e fenômenos associados à degradação de materiais, desenho técnico, custos, resíduos sólidos, seleção e especificação de materiais; vi) apresentar o relatório parcial do projeto; vii) desmontar e avaliar as peças de um exemplar de cadeira de rodas; viii) reaproveitar componentes pelos processos de lixamento e pintura; ix) seleção e fixação no novo tipo de assento; x) teste de validação da nova estrutura; e xi) pesquisa de mercado para cadeiras de rodas similares ao modelo inicial sem uso. A nova proposta de cadeira de rodas foi entregue e apresentada no tempo programado. O custo final para a reconstrução foi cerca de 4% do valor de uma cadeira de rodas nova no mercado. Os discentes desenvolveram competências e habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, empatia, comunicação, criatividade, seleção de materiais, gerenciamento de projetos, custos e resíduos sólidos. A ABPj se mostrou uma metodologia eficaz no ensino ativo de engenharia. A iniciativa impactou a comunidade acadêmica da UFRN, principalmente no contexto da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), abrindo novas possibilidades de cooperação entre o curso de Engenharia de Materiais e outras unidades acadêmicas

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Publicado

2025-08-12