AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO EM TURMAS DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DO IFPA – CAMPUS TUCURUÍ: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DE SÉRIE DE SÓLIDOS

Autores

Palavras-chave:

Estações de Aprendizagem, Procedimento, Série de Sólidos, Plano de Aula

Resumo

A utilização de aulas práticas com experimentações didáticas valoriza o ensino. Recursos como o Procedimento Operacional Padronizado (POP) e plano de aula ajudam a atender objetivos pedagógicos. As metodologias ativas, como a rotação por estações de aprendizagem, favorecem o aprendizado crítico e colaborativo. Buscou-se otimizar aulas com o uso do POP para determinar sólidos na água, visando eficiência e melhor aproveitamento do tempo. Foi elaborado um plano de aula e aplicado aos alunos. A metodologia foi avaliada utilizando um questionário Likert aplicado aos professores e uma pergunta subjetiva. A análise de dados seguiu a metodologia de Bardin (2007). Com laboratórios divididos em estações, os alunos puderam realizar as práticas sem longas esperas, otimizando o tempo. Professores apoiaram a metodologia e sugeriram melhorias. Concluiu-se que as aulas práticas foram otimizadas, foi garantido o rigor científico e promovido um ensino alinhado às necessidades da educação científica contemporânea. 

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Publicado

2025-08-12