PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO: UMA ANÁLISE ESTRUTURADA COM O MÉTODO AHP

Autores

Palavras-chave:

formação de professores, ensino superior, educação inclusiva, neurodivergência

Resumo

A inclusão de estudantes neurodivergentes no Ensino Superior enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados à capacitação docente, frequentemente insuficiente para atender às demandas específicas desse público. Este estudo analisou as principais demandas dos professores e as estratégias pedagógicas voltadas à promoção de uma inclusão acadêmica eficaz, utilizando o método Analytic Hierarchy Process (AHP) para priorizar práticas pedagógicas identificadas na literatura. A análise contemplou artigos que abordam a gamificação como técnica de aprendizagem e a formação de professores para a educação inclusiva. Os resultados destacaram a gamificação como uma abordagem dinâmica, de forte engajamento e adaptável às necessidades dos estudantes, além de reforçarem a importância da formação continuada dos docentes. O estudo conclui que práticas pedagógicas inclusivas podem ser aplicadas de forma eficaz no Ensino Superior, beneficiando tanto estudantes neurodivergentes quanto neurotípicos. 

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Publicado

2025-09-21