PANORAMA DA PRESENÇA FEMININA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Palavras-chave:
igualdade de gênero, ensino superior, áreas STEM, mulheres na engenharia, participação femininaResumo
Apesar do crescimento da participação feminina no Ensino Superior brasileiro, as mulheres ainda enfrentam barreiras significativas em determinadas áreas do conhecimento, especialmente naquelas ligadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A baixa representatividade feminina nesses campos reflete desafios históricos, sociais e estruturais que ainda limitam o acesso e a permanência das mulheres. Nesse contexto, o presente estudo analisa a inserção de mulheres nos cursos de graduação do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entre 2013 e 2023. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou dados públicos da plataforma “UFSM em números” para examinar a distribuição de ingressantes por gênero nos 14 cursos presenciais do Centro. Os resultados indicam que, embora haja exceções com maior equilíbrio de gênero – como nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Sanitária e Ambiental –, a maioria das graduações analisadas apresenta predominância masculina, especialmente nas engenharias tradicionais e nos cursos ligados à computação. O estudo reforça a persistência das desigualdades de gênero nas áreas STEM e aponta a necessidade de aprofundar a compreensão dos fatores que influenciam a escolha profissional, bem como de promover ações institucionais que incentivem a equidade no acesso a essas áreas.
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