ESTRUTURA CURRICULAR POR EIXOS DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES

Autores

  • Flávio Macedo Cunha
  • Suzana Burnier

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v24i2.214

Resumo

Este trabalho descreve um modelo de estruturação curricular denominado de “estrutura curricular por eixos de conteúdos e atividades”. Toma-se como referência o contexto mais amplo – o projeto político-pedagógico – no qual o currículo se inscreve, destacando-se, neste particular, as concepções filosóficas e pedagógicas que fundamentam este modelo de construção curricular. O fio condutor da estrutura curricular em questão tem como foco os conteúdos curriculares associados ao desenvolvimento de competências profissionais. Nesse sentido, é apresentada uma breve avaliação a respeito das concepções sobre competências, no aspecto epistemológico, visando destacar alguns pontos que esta proposta pedagógica pode considerar na abordagem curricular. Como exemplo de aplicação deste modelo, é apresentada resumidamente a Proposta Curricular por Eixos de Conteúdos e Atividades do curso de Engenharia Industrial Elétrica do CEFET-MG.

Downloads

Publicado

2008-07-27

Edição

Seção

Artigos