AVALIAÇÃO DE USO, NO ENSINO DE ENGENHARIA, DE ESTRUTURAS MINIATURIZADAS ÚTEIS PARA A OBTENÇÃO DE MISTURAS LÍQUIDAS

Autores

  • Luiz Fernando Pinto FATEC-SP
  • Roberto da Rocha Lima IFUSP
  • Maria Lúcia Pereira da Silva FATEC-SP; EPUSP

Palavras-chave:

Kits para ensino, operações unitárias, mistura, miniaturização.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso, em kits para ensino de ciências, de estruturas miniaturizadas como misturadores para a formação de emulsões. As estruturas foram usinadas em acrílico, utilizando ferramentas convencionais e são tridimensionais. Os testes utilizaram como solvente água e como reagentes hidrocarbonetos, compostos orgânicos fluorados ou oxigenados, com viscosidade variando entre 1 cSt e 650 cSt. O comportamento do fluido, internamente às estruturas, foi avaliado utilizando-se traçadores e filmagem. Os resultados obtidos demonstraram que os dispositivos propostos são úteis para a mistura de líquidos imiscíveis, com formação de emulsão por tempo suficiente para ocorrer uma reação. A simulação do comportamento fluídico das estruturas permitiu criar um modelo qualitativo dos fenômenos ocorrendo dentro dos microcanais. Além disso, a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos podem ser utilizados como um procedimento experimental para ensino de operações unitárias e/ou propriedades físico-químicas das misturas. O kit desenvolvido foi apresentado em estande no 13º Congresso de Tecnologia da FATEC/SP e avaliado pelos alunos quanto à sua facilidade de operação e utilidade para ensino. De modo geral, o kit significou um modo eficiente para ensino na área de engenharias.

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Publicado

2015-08-24