A VALORIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO E NA ATUAÇÃO DE ENGENHEIROS: A VISÃO DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Ana Paula Arezo Souza
  • Maurício César Delamaro
  • Andreia Maria Pedro Salgado
  • Arminda Campos

Palavras-chave:

Competências, formação acadêmica, atuação profissional, alunos formandos, engenharia.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa tipo survey realizada com alunos formandos em engenharia. O objetivo do estudo foi verificar a visão desses alunos quanto à valorização e à importância das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em dois ambientes distintos: o da universidade e o das empresas. Após levantamento bibliográfico e coleta de dados por meio de questionário, foram utilizados dois testes estatísticos não-paramétricos para análise dos dados: o teste de Spearman e o teste da Mediana. Os resultados permitiram verificar que, segundo a visão dos alunos, no âmbito da universidade, permanece uma tendência de desenvolver as competências conteudistas em detrimento das demais. Comparando-se os dois ambientes, ainda segundo os estudantes, há sensíveis discrepâncias entre quais competências são consideradas mais importantes para o exercício da profissão.

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Publicado

2015-12-18