PERFIL E DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO DE ENGENHARIA EM DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO

Autores

  • Sandy Luiza Martins de Oliveira et al. Centro Universitário de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Desempenho estudantil, engenharias, ensino superior.

Resumo

Com baixo nível de tecnologia e com o grande atraso no qual o Brasil se encontra, ao ser comparado aos países desenvolvidos, a solução se concentra em engenheiros com boa qualificação. Pesquisas revelam que há, no país, um enorme e profundo abismo entre a educação básica e a superior. A maioria dos alunos chega sem muitos conhecimentos, e o campo das Ciências Exatas requer o domínio das disciplinas básicas, como Cálculo e Física, o que impõe sérias dificuldades, diminuindo o desempenho dos estudantes. Algumas instituições de ensino superior oferecem as disciplinas introdutórias de Pré-cálculo ou Cálculo zero e Pré-física, porém, há um grande desnível, levando, assim, a um alto índice de reprovação. Devemos considerar, também, que alguns alunos têm uma jornada integral e intensa de trabalho, estudos dentro e fora da faculdade e os estudos em casa, que são imprescindíveis para o rendimento mínimo esperado do futuro engenheiro. Este artigo descreve um estudo acerca da evasão e reprovação dos alunos do ciclo básico em cursos de engenharia, identificando os fatores significativamente associados ao desempenho acadêmico dos mesmos, no tocante à classificação final de resultados, taxa de reprovação e desistência. Como principal conclusão, identificamos que o PROUNI é fator de proteção, mas estudar em turno noturno e cursar ensino médio em escola pública são fatores de risco de reprovação, especificamente em disciplinas da área de Ciências Exatas.

Biografia do Autor

  • Sandy Luiza Martins de Oliveira et al., Centro Universitário de Belo Horizonte
    Estudante do décimo período do curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), tenho experiência em comunicação, trabalho em equipe e vendas. Tendo ainda em minha formação o curso técnico agrícola pela Escola Agrícola Terra Mãe e participo de projeto de Iniciação científica na área de Estatística e Engenharia Química. Estagiária da empresa Akvos Laboratório Ambiental e de Alimentos a um ano.

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Publicado

2018-01-18