APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA
Palavras-chave:
Educação superior, metodologias ativas, ensino universitário.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência da inserção de metodologias ativas de ensino em uma disciplina do curso de Engenharia Ambiental, visando à promoção da autonomia dos estudantes. As metodologias utilizadas foram: Team Based Learning (TBL), dinâmica de grupo “Batata Quente” e os recursos tecnológicos Hot Potatoes e Kahoot. A necessidade da inclusão e atualização da metodologia de ensino nas engenharias é evidente, uma vez que o recurso pedagógico mais utilizado é a repetição das mesmas aulas que os próprios docentes assistiram quando alunos. Soma-se a isso a nova geração de discentes, a chamada “Geração Z”, em que a quantidade de informações disponível é imensa e a velocidade em que são oferecidas é muito alta. O intuito de inserir novas metodologias é trazer o interesse dos alunos para dentro da sala de aula e colocá-los como o centro do binômio ensino-aprendizagem, bem como situar o professor como responsável por criar condições para a efetiva construção de conhecimento.