APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA

Autores

  • Vivian Silveira dos Santos Bardini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marianne Spalding Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Educação superior, metodologias ativas, ensino universitário.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência da inserção de metodologias ativas de ensino em uma disciplina do curso de Engenharia Ambiental, visando à promoção da autonomia dos estudantes. As metodologias utilizadas foram: Team Based Learning (TBL), dinâmica de grupo “Batata Quente” e os recursos tecnológicos Hot Potatoes e Kahoot. A necessidade da inclusão e atualização da metodologia de ensino nas engenharias é evidente, uma vez que o recurso pedagógico mais utilizado é a repetição das mesmas aulas que os próprios docentes assistiram quando alunos. Soma-se a isso a nova geração de discentes, a chamada “Geração Z”, em que a quantidade de informações disponível é imensa e a velocidade em que são oferecidas é muito alta. O intuito de inserir novas metodologias é trazer o interesse dos alunos para dentro da sala de aula e colocá-los como o centro do binômio ensino-aprendizagem, bem como situar o professor como responsável por criar condições para a efetiva construção de conhecimento.

Biografia do Autor

  • Vivian Silveira dos Santos Bardini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Departamento de Engenharia Ambiental - Instituto de Ciência e Tecnologia
  • Marianne Spalding, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Departamento de Biociência e Diagnóstico Bucal do Insituto de Ciência e Tecnologia e Coordenadora local do Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas CENEPP, UNESP.

Downloads

Publicado

2017-09-20