O Concurso de Projetos e Protótipos como Atividade Educacional e Seleção para o Mercado de Trabalho

Autores

  • Marcius F. Giorgetti
  • Carlos Eduardo G. Petroni
  • Richard Streck Neto
  • Fernando Luiz Windlin

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v28i1.401

Resumo

A técnica pedagógica dos Concursos de Projetos tem sido utilizada com sucesso em muitos países para incentivar o desenvolvimento de habilidades e atitudes próprias da arte e tecnologia do projeto, consideradas essenciais para o exercício da engenharia. Este trabalho descreve a estrutura de um Concurso de Projetos, complementado por um Concurso de Protótipos, oferecidos à participação de estudantes de graduação de escolas de engenharia e de tecnologia do país. O evento, conhecido como Programa TMT-Motoco de Incentivo à Criatividade Tecnológica operou durante os períodos acadêmicos de 2004 e 2005. Em cada ano foi realizado um concurso de projetos de engenharia que terminava com a construção dos melhores protótipos. Nas duas fases, do projeto e do protótipo, os melhores produtos eram selecionados segundo a otimização de um índice de mérito, emulador de uma relação benefício/custo. Uma das finalidades do programa era a identificação e seleção de futuros engenheiros para os quadros da empresa TMT-Motoco.

Downloads

Publicado

2010-07-09

Edição

Seção

Artigos