Jogos de empresas como ambiente de aprendizado

Autores

  • José de Souza Rodrigues
  • Zilmar José de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v28i2.157

Resumo

O jogo Mercado Virtual foi criado para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos de cursos relacionados à administração, matemática financeira, engenharia econômica, planejamento e controle da produção, contabilidade, custos e economia. O sistema foi desenvolvido para permitir o seu uso em cursos de engenharia, administração, contabilidade e economia. Neste artigo o jogo é apresentado em seus aspectos gerais, incluindo os relatórios emitidos pelo sistema. Eles são utilizados para apresentar um possível uso do sistema, o cálculo dos custos dos produtos, passo importante para a formação de preço deles. Procurou-se também identificar outros usos do sistema para demonstrar que os jogos de empresas são recursos didático-pedagógicos poderosos. Com eles é possível mudar a sistemática de ensino do método de “empurrar” para o “puxar” conteúdo, pois, ao tentarem superar os desafios impostos pelo jogo, os alunos são estimulados a buscar novos conhecimentos ou exercitar os que já detêm.

Downloads

Publicado

2010-08-23

Edição

Seção

Artigos