MODELO SEMIÓTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Paulo Victor Oliveira Miguel
  • Gilmar Barreto

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v1i1.265

Resumo

Este artigo propõe um modelo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem baseado na Semiótica de Peirce. Apresentada em camadas, esta arquitetura sugere uma trajetória para o aprendizado, convidando educadores e estudantes a utilizar ferramentas estruturadas, onde novos objetos modificam signos que alteram o interpretante em uma espiral de formação do conhecimento. Esta referência foi aplicada no desenvolvimento de um software destinado ao ensino da engenharia elétrica que utilizando signos, arranjados espacialmente e associados uns aos outros, têm seu comportamento simulado por funções matemáticas. Estes sistemas virtuais buscam reproduzir assim as características elétricas e suas variações em uma plataforma que interliga os conceitos teóricos às bancadas de teste dos laboratórios educacionais. Os estudantes podem assim, tentar identificar os conceitos teóricos envolvidos nas simulações a associá-los a situações reais.

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Publicado

2012-05-29

Edição

Seção

Artigos