USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM DISCIPLINAS DE CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Autores

  • Carmen Silvia Gonçalves Lopes
  • Edilson Carlos Caritá
  • Márcia Maisa de Freitas Afonso

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v1i1.508

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar a avaliação discente das disciplinas na modalidade semipresencial dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Computação da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP - mostrando como os alunos de cada curso interpretam as disciplinas semipresenciais. Durante o ano de 2007, as disciplinas Ciências dos Materiais e Instrumentação Industrial do curso de Engenharia Química e Pesquisa Operacional e Ergonomia e Segurança no Trabalho do curso de Engenharia de Computação foram ministradas com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. As aulas foram ministradas através do AVA com o material disponibilizado no portal, sendo a primeira aula do semestre presencial. Ocorreu também a capacitação para que todos os alunos conhecessem o ambiente virtual de aprendizagem, recebessem o material instrucional impresso e todas as orientações e programação das avaliações e atividades da disciplina. As avaliações são obrigatoriamente presenciais e individuais. Atividades como chats e fóruns de discussão são também utilizados para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação realizada no final do semestre constituiu uma ferramenta para análise das vantagens e desvantagens do método de ensino-aprendizagem utilizado.

Downloads

Publicado

2012-05-29

Edição

Seção

Artigos