A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS

Authors

  • Mikael Frank Rezende
  • Thieny Cássio Lemes

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v1i2.888

Abstract

A Física Moderna e Contemporânea inaugurou um período que modificou radicalmente a visão de mundo e das tecnologias. O desenvolvimento das Teorias Quântica e Relativística é considerada imprescindível para a formação profissional de físicos e engenheiros, já que estes profissionais são direta ou indiretamente agentes de inovação científica e tecnológica. Contudo, esses elementos estão presentes de forma discreta nos cursos voltados a áreas tecnológicas, como no caso das Engenharias, onde essa ausência está suprimindo da formação tecnológica todas as benesses teóricas e desenvolvimentos decorrentes. Neste trabalho, busca-se analisar as ementas e estruturas curriculares de diferentes cursos de graduação em Engenharia no Brasil visando detectar a presença de elementos da Física do século XX. Constata-se a existência de um número considerável de Instituições de Ensino Superior que abordam Física Moderna e Contemporânea em seus cursos de Engenharia, entretanto, tal abordagem ainda é, na maioria dos casos, apenas introdutória e/ou informativa.

Published

2012-06-03

Issue

Section

Artigos