MÁQUINAS DE LEONARDO DA VINCI: EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA MECÂNICA

Authors

  • Franco da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Filipe Molinar Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Janis Elisa Ruppenthal Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonardo Nabaes Romano Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcela Avelina Bataghin Costa Instituto Federal de São Paulo

Keywords:

Educação em engenharia, aprendizagem baseada em projetos, projeto máquinas de Leonardo da Vinci

Abstract

A implementação de um sistema educacional na engenharia que apresente condições de promover uma formação profissional em sintonia com a evolução tecnológica exige mudanças contínuas das características de seus principais agentes educadores e discentes. Nesse contexto, novas metodologias de aprendizagem estão se desenvolvendo com a finalidade de melhorar os métodos tradicionais de uma organização de ensino. O objetivo do artigo consiste em apresentar considerações e reflexões sobre a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) no ensino de Engenharia a partir do desenvolvimento do Projeto Máquinas de Leonardo da Vinci. A metodologia classifica-se como estudo de caso com aplicação da ABP. Como resultados, o Projeto Máquinas Leonardo da Vinci possibilitou ao discente integrar, interagir, refletir saberes e experiências em diferentes campos do conhecimento, estimular a criatividade e a inovação, aprimorar procedimentos metodológicos para elaboração e planejamento de projetos e, principalmente, gerenciar a capacidade de trabalho em equipe. Para o docente, a abordagem ABP contribuiu como base para melhorar a formação do perfil profissional dos estudantes de Engenharia Mecânica. Além disso, as proposições e reflexões levantadas na pesquisa contribuem como subsídios para futuras pesquisas acadêmicas sobre o tema utilizando outras perspectivas históricas.

Author Biographies

  • Franco da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro e Pesquisador do Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC). Doutorando em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou como administrador do Projeto URI BAJA MISSIONEIRO no ano de 2014, para a 12ª Competição BAJA SAE BRASIL - Etapa SUL.
  • Filipe Molinar Machado, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGEP/UFSM). Doutorando em Engenharia Agrícola no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEA/UFSM). Professor no Departamento de Engenharias e Ciências da Computação (URI), campus Santo Ângelo. É Perito Criminal, área Engenharia Mecânica, no Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS).

  • Janis Elisa Ruppenthal, Universidade Federal de Santa Maria

    Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP/UFSC). Professora dos Cursos de Engenharia da Universidade Federal de Santa Maria desde 1996. Atua também no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSM (PPGEP/UFSM).

  • Leonardo Nabaes Romano, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP/UFSC). Pesquisador de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT-II CNPq). É Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM, atuando como docente no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e em Engenharia de Produção da UFSM.
  • Marcela Avelina Bataghin Costa, Instituto Federal de São Paulo
    Professora dos curso Superior de Tecnologia em Processos gerenciais e Curso Técnico em Qualidade do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus de São Carlos. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSCar). Especialista MBA Gestão Estratégica em Finanças Pela Universidade Federal de São João del Rei. Bacharel em Administração pelo Centro Mineiro de Ensino Superior.

Published

2019-07-13