EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENGENHEIRO AMBIENTAL

Authors

  • Suzelei Rodgher Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de São José dos Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
  • Alice Pistori Sales Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Instituo de Ciência e Tecnologia.
  • Gabriela dos Santos Simões Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Instituo de Ciência e Tecnologia.
  • Cristiane Yumi Koga Ito Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de São José dos Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
  • Márcio Eduardo da Silva Alves Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de São José dos Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
  • Tatiana Sussel Gonçalves Mendes Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de São José dos Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.

Keywords:

engenheiro ambiental, ensino fundamental, meio ambiente, universidade

Abstract

Este artigo relata as ações de discentes de um curso de graduação em Engenharia Ambiental sobre a temática resíduos sólidos em uma escola de ensino básico. Com o desenvolvimento dessas atividades objetivou-se capacitar os futuros engenheiros ambientais, considerando os aspectos éticos e humanísticos de sua formação, para o atendimento das demandas da sociedade. Professores e discentes do Departamento de Engenharia Ambiental delinearam aulas teóricas e práticas e realizaram um curso sobre o tema para alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. Questionários iniciais e finais foram aplicados aos participantes para avaliar os conceitos sobre o tema e verificou-se que, após a realização do curso, 73% e 25% dos participantes passaram a utilizar corretamente os conceitos sobre, respectivamente, coleta seletiva e problemas ambientais relacionados à geração dos resíduos sólidos. Com o desenvolvimento do projeto, os alunos de graduação foram expostos à realidade da problemática da geração de resíduos sólidos e do desafio do processo de conscientização referentes às questões ambientais observadas no país.

Author Biographies

  • Suzelei Rodgher, Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de São José dos Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
    Bióloga (UFSCar 1999), Mestrado e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC-USP, 2001 e 2005), Pós-doutorado na área de Limnologia/Ecotoxicologia (UFSCar 2007). Atua nas áreas de Ecotoxicologia Aquática e Limnologia. Atualmente é docente no Departamento de Engenharia Ambiental, ministrando as disciplinas Ecologia Geral e Aplicada, Microbiologia Aplicada, Limnologia e Ecotoxicologia no curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia, Campos de São José dos Campos, UNESP.
  • Alice Pistori Sales, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Instituo de Ciência e Tecnologia.
    Aluna de graduação em Engenharia Ambiental do ICT, CSJC, UNESP.
  • Gabriela dos Santos Simões, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Instituo de Ciência e Tecnologia.
    Aluna de graduação em Engenharia Ambiental do ICT, CSJC, UNESP.
  • Cristiane Yumi Koga Ito, Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de São José dos Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
    Cirurgiã-dentista (UNESP 1993), Mestrado e Doutorado em Biologia e Patologia Buco-Dental (UNICAMP, 1995 e 1997), Pós-doutorado na área de Micologia Médica (Universitá di Torino, IT, 1999), Micologia e Biologia Molecular (UFMG, 2001). Atua na área de Microbiologia Aplicada. Atualmente é docente do Departamento de Engenharia Ambiental e ministra as disciplinas Fundamentos de Biologia e Microbiologia Aplicada do ICT, CSJC, UNESP.
  • Márcio Eduardo da Silva Alves, Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de São José dos Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
    Físico (UNESP, 2004). É mestre em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006). Doutorou-se nesse mesmo instituto em 2009, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de ondas gravitacionais, Relatividade Geral e teorias alternativas de gravitação, ondas gravitacionais originadas no Universo primordial e cosmologia. Atualmente é docente no Departamento de Engenharia Ambiental, ministrando as disciplinas de Física e de Geometria Analítica.
  • Tatiana Sussel Gonçalves Mendes, Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de São José dos Campos, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
    Engenheira Cartógrafa (UNESP 2002), Mestrado e Doutorado em Ciências Cartográficas (UNESP 2005 e 2012). Atua nas áreas de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas. Atualmente é docente do Departamento de Engenharia Ambiental e ministra as disciplinas de Topografia e Cartografia, Desenho Técnico e Geoprocessamento do ICT, CSJC, UNESP.

Published

2018-08-30