ANALYSIS OF THE SCIENTIFIC PRODUCTION OF THE JOURNAL OF ENGINEERING EDUCATION (JEE) FROM 2006 TO 2015 [ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO JOURNAL OF ENGINEERING EDUCATION (JEE) DE 2006 A 2015]
Keywords:
Bibliometria, JEE, Educação de Engenharia, pesquisa.Abstract
O Journal of Engineering Education (JEE) é hoje uma das revistas mais referenciadas na área de engineering education, apresentando um dos mais significativos Fatores de Impacto (segundo a Journal Citation Report – JCR). A proposta deste trabalho é de avaliar quantitativa e qualitativamente as publicações da JEE no período de 2006 a 2015. Este estudo, do ponto de vista de seus objetivos, é exploratório e descritivo. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa é documental, pois se entende que os dados não foram tratados. Para análise dos artigos publicados foram abordadas as seguintes variáveis: a) Artigo; b) Autores dos artigos; c) Referências. O JEE, no período de 2006 a 2015, totalizou 360 artigos, sendo que, para o presente trabalho, foram analisadas 270 publicações, ou seja 75%. A média do número de páginas por artigo foi de 18,57. Foram aceitas para publicação, em sua maioria, pesquisas aplicadas, sendo aproximadamente 88% em estudos de casos. As palavras-chave mais frequentes foram “assessment”, “gender/women” and “retention”. Dos autores, 54% são mulheres, e a instituição com maior número de autores filiados é a Purdue University. Foram analisadas as 14.863 referências utilizadas nos artigos publicados, sendo que 54,26% foram de artigos de periódico e 27,73% foram de livros. Com os resultados detalhadamente expostos, o estudo alcançou o objetivo proposto de discutir o que vem sendo publicado na área pelo JEE, nos últimos dez anos, e foi além: evidenciou detalhes das mais de 14 mil obras utilizadas para compor o acervo bibliográfico do periódico. Os textos apresentam níveis de excelência, fortalecendo a pesquisa sobre educação de engenharia. Para avançar rumos ainda maiores, sugere-se a ampliação das nacionalidades dos editores no Conselho Editorial dessa revista, já reconhecida internacionalmente, bem como a publicação de artigos de outras regiões do mundo, para endossar um dos alvos da missão do periódico: disseminar globalmente a pesquisa acadêmica na área de engineering education.Downloads
Published
2018-04-16
Issue
Section
Artigos