BLENDED LEARNING E FLIPPED CLASSROM NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Authors

  • Kyvia Lopes Siqueira Barreto CREA/ES
  • Henrique Rego Monteiro da Hora IFFluminense
  • Eduardo Shimoda UCAM-Campos

Keywords:

Ensino, Engenharia, Blended Learning, Flipped Classroom, Análise Bibliométrica

Abstract

O ensino superior em engenharia é fenômeno relevante no desenvolvimento social e econômico o que evidencia a importância de caracterizar e compreender a participação das novas metodologias educacionais como aliadas na construção acadêmica do engenheiro e o comportamento das publicações relacionadas às novas formatações do método de ensinar contemporâneo nesse contexto. O presente estudo abarca conceitos advindos de revisão de literatura sobre os temas, caracterizando a educação em engenharia no Brasil e seu desenvolvimento até o presente, buscando a construção de conhecimentos sobre a utilização dos métodos Blended Learning e Flipped Classroom como meios de incremento do ensino nessa modalidade, modificando a dinâmica aluno professor na busca pelo profissional de engenharia que o mercado espera. A pesquisa quantitativa apresenta uma análise bibliométrica suportada por dados presentes na base Scopus, evidenciando os índices de publicações relacionadas aos temas e a participação da sociedade acadêmica brasileira nesse cenário. Os dados obtidos sugerem que a atuação das engenharias, apesar do aumento na quantidade de publicações, está aquém de outras áreas de conhecimento e revelam a tendência à concentração das produções científicas em determinados países.

Author Biographies

  • Kyvia Lopes Siqueira Barreto, CREA/ES

    Engenheira de Produção pela UCAM-Campos

  • Henrique Rego Monteiro da Hora, IFFluminense
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense.
    Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão.
  • Eduardo Shimoda, UCAM-Campos

    Docente Permanente do Doutorado em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades.

     

Published

2019-07-13