ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE ENGENHARIA CIVIL FACE AO PBL

Authors

  • Geyza Maria Felix de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mônica Maria Lins Santiago Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mônica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Keywords:

Pbl, Projeto Pedagógico do Curso, Engenharia

Abstract

Os cursos de Engenharia trazem modelos tradicionais de ensino tendo nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) as diretrizes do processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto o presente artigo traz um estudo acerca da elaboração do PPC de Engenharia Civil à luz da metodologia PBL (Project Based Leraning). O objetivo da pesquisa foi analisar como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de engenharia civil da Unidade Acadêmica de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) atende ao que é proposto pelo PBL. Para atingir este objetivo, o percurso metodológico trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental e os dados foram analisados tomando por base a análise de conteúdo. Este trabalho possibilitou um direcionamento para a efetiva elaboração de um PPC coerente com a proposta do curso, servindo também como ponto norteador quanto ao projeto educativo PBL que está sendo desenvolvido em uma Unidade Acadêmica em formação de uma Universidade Federal do Nordeste

Author Biographies

  • Geyza Maria Felix de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) com Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco(2010). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação de Ensino das Ciências (PPGEC) da UFRPE. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio pelo Grupo Gênese de Ensino, atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Coordenação de Planejamento de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UFRPE .
  • Mônica Maria Lins Santiago, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Doutorado (2005) e Mestrado (1996) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, e Psicologia da Educação Matemática. Atuando principalmente nos temas relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental e formação de professores na área de matemática.
  • Mônica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Licenciada em Ciências Biológicas e Bacharel em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Metodologia do Ensino e em Metodologia do Ensino Superior pela FIFASUL e em Educação, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE. Doutora em Educação pela UFPE. Pós-Doutora em Educação pela UFS. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO/UFRPE). Áreas de atuação: formação de professores, prática pedagógica, ensino de ciências e biologia e educação ambiental.

Published

2019-09-14