PROTOTIPAGEM 3D NA COMPONENTE CURRICULAR DE TÓPICOS ESPECIAIS COMO APOIO ÀS AÇÕES EXTENSIONISTAS EM ESCOLAS DE BAGÉ

Authors

  • cristiano corrêa ferreira Fundação Universidade Federal do Pampa
  • Luiz Fernando de Freitas Gutierres Fundação Universidade Federal do Pampa
  • Patrícia de Simas Cunha Fundação Universidade Federal do Pampa
  • Douglas Ramos Mendes Fundação Universidade Federal do Pampa

Keywords:

Tecnologias de modelagem 3D, Prototipagem, Eficiência energética.

Abstract

O presente trabalho visa apresentar a aplicação de tecnologias de modelagem 3D e prototipagem por meio de impressora 3D em um projeto da componente curricular de Tópicos Especiais do Curso de Graduação em Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Bagé. A disciplina de Tópicos Especiais foi ofertada durante o primeiro semestre de 2018 com o objetivo de projetar e fabricar peças e/ou equipamentos através da manufatura CAM (Computer Aided Manufacturing). Nesse sentido e em parceria com o Grupo de Estudos Avançados em Engenharia de Energia (GrEEn), um boneco com fins didáticos foi desenvolvido. O boneco será utilizado como material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem das aulas ministradas pelos discentes do Curso de Graduação em Engenharia de Energia que integram o projeto de extensão universitária intitulado “Eficiência Energética na Escola”. Na proposta estabelecida na disciplina de Tópicos Especiais, o boneco deve possuir as seguintes características: ser visivelmente atrativo aos olhos de crianças e de jovens (ênfase nos Ensinos Infantil e Fundamental); dispor de um medidor de consumo de energia elétrica e uma lâmpada em seu interior; e apresentar uma saída com interruptor para uma tomada. Destaca-se ainda que esta iniciativa proporcionou aos acadêmicos envolvidos com o projeto a utilização de novas tecnologias e os resultados satisfatórios ocorreram em função da qualidade da equipe; e dos materiais disponíveis que possibilitaram a exploração e o desenvolvimento do objeto deste estudo da forma mais adequada.

Author Biographies

  • cristiano corrêa ferreira, Fundação Universidade Federal do Pampa
    Professor do Núcleo do Desenho Técnico da Fundação Universidade Federal do Pampa / Campus Bagé-RS.
  • Luiz Fernando de Freitas Gutierres, Fundação Universidade Federal do Pampa
    Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil. Desde setembro de 2011, é Pesquisador-Colaborador do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) e do Laboratório de Análise e Proteção de Sistemas Elétricos (LAPES) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Desde fevereiro de 2018, é Pesquisador-Colaborador do Grupo de Estudos Avançados em Engenharia de Energia (GrEEn) da UNIPAMPA-CB.
  • Patrícia de Simas Cunha, Fundação Universidade Federal do Pampa
    Discente do curso de graduação de Engenharia de Energia na Universidade Federal do Pampa (Bagé- RS). Atualmente voluntária no projeto de extensão "Eficiência Energética na escola", desenvolvido pelo LASEC (Laboratório de Análise de Sistemas Energéticos e Conservação).
  • Douglas Ramos Mendes, Fundação Universidade Federal do Pampa

    Discente do curso de graduação de Engenharia de Energia na Universidade Federal do Pampa (Bagé- RS). Tem experiência na área de Projetos em AutoCAD, Solidworks, Scanner 3D e Impressão 3D.

Published

2019-08-01