PESQUISA-AÇÃO: ENSINO DE DESIGN THINKING COMO ABORDAGEM DE INOVAÇÃO NA ENGENHARIA E ARQUITETURA

Authors

  • Stéfani Paranhos de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Diane Aparecida Reis Universidade de São Paulo
  • André Leme Fleury Universidade de São Paulo

Keywords:

Design, Design Thinking, Inovação, Educação.

Abstract

Com o Design tendo o seu papel no desenvolvimento de produtos e serviços subestimado emerge o Design Thinking, como a forma de pensar dos designers que está difundindo as ferramentas de Design para as demais áreas de conhecimento, as tornando viáveis de uso por não-designers. Levando a este estudo que contribui para a melhor consolidação do conceito de Design Thinking, numa revisão de literatura que inicia na história de sua concepção e vai até as suas formas de aplicação, passando pela sua conceituação e discussão quando relacionado a outros temas. Buscando também fazer uso de pesquisa-ação para evidenciar como o ensino de Design Thinking auxilia os profissionais a inovarem em seus mercados. Partindo de um cenário onde alunos relataram dificuldades para vencer a concorrência e inovar, ocorrendo com aulas que fizeram parte de um curso de Empreendedorismo, para engenheiros e arquitetos, em uma cidade do Egito. Tendo sido descoberto por meio de observação e pelas respostas dadas pelos alunos, em questionário de avaliação, após cursarem as aulas de Design Thinking, que o Design Thinking pode auxiliar os alunos a inovarem no desenvolvimento de produtos e serviços, despertando interesse latente nos alunos, sendo uma abordagem simples o suficiente para ultrapassar barreiras de idioma, auxiliando aos alunos no desenvolvimento da criatividade e da capacidade de trabalhar em grupo.

Author Biographies

  • Stéfani Paranhos de Oliveira, Universidade de São Paulo
    Graduada em Marketing, mestre em Empreendedorismo e estudante de doutorado em Administração na área de Gestão de Pessoas, todas pela Universidade de São Paulo. Experiência nas áreas de Marketing e Empreendedorismo, tendo passado por diversas startups de tecnologia e pela Habits Incubadora Escola da USP Leste. Foi professora de Gestão de Negócios e Empreendedorismo na Faculdade Cásper Líbero e atualmente é Head de Educação da Livework. Desenvolve pesquisa nas áreas de Empreendedorismo, Design Thinking, Criatividade e Inovação.
  • Diane Aparecida Reis, Universidade de São Paulo
    Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Administração de Serviços pela Fundação Vanzolini, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo. Experiência nas áreas de Planejamento Financeiro, Logística e Atendimento ao Consumidor, em organizações como: NEC do Brasil, Banco Santander, C&A Modas e B2W Digital. Desenvolve pesquisa nas áreas de ensino do empreendedorismo, desenvolvimento de competências e intenção empreendedora, Design Thinking, Lean Startup e Business Model Canvas.
  • André Leme Fleury, Universidade de São Paulo

    Graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1995), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2004-2005). Professor doutor, da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de Engenharia de Produção (POLI) e Design (FAU). Desenvolve pesquisas nas áreas de desenvolvimento de produtos, serviços e empreendimentos e gestão de tecnologias nos temas de Technology Roadmapping, Design Thinking, Lean Startup e serviços tecnológicos.

Published

2019-08-01