A REVOLUÇÃO 4.0 E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM ENGENHARIA

Authors

  • Walter Antonio Bazzo Engenheiro mecânico e doutor em educação na área de ciências. Desenvolve seus estudos em Educação Tecnológica com ênfase no processo civilizatório contemporâneo e nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, atua como membro do Conselho Editorial de várias revistas sobre Educação no Brasil e exterior. Publicou 10 livros (com varias edições) e mais de duzentos artigos científicos, além de alguns capítulos em livros de/com outros autores. Participou de mais de trezentos eventos entre congressos, seminários, aulas magnas e similares em âmbito nacional e internacional como palestrante. Um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET - www.nepet.ufsc.br) é o seu atual coordenador. Desde a década de 1990, vem participando como colaborador de eventos e na elaboração de materiais didáticos na Organização dos Países Ibero-americanos (OEI)
  • Luciano Andreatta-da-Costa Engenheiro Civil e Licenciado em Matemática, especialista em Edificações, mestre e doutor em Engenharia. Professor Adjunto da UERGS, liderando o Grupo de Pesquisa em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática – GPDSTEM e atuando no Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática – PPGSTEM, como professor permanente. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É professor do curso de Engenharia Civil da FTEC e do curso de Mecânica da Fundação Liberato. De 2011 a 2014 foi Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e membro do Conselho Superior da UERGS. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado

Keywords:

Formação de Professores, CTS, Processo Civilizatório, Interdisciplinaridade, Revolução 4.0.

Abstract

A ideia básica neste artigo é contribuir na busca de possibilidades e ferramentas para discutir e estabelecer novos rumos para os programas de formação de professores em Engenharia no âmbito do que tem sido denominado, por uma gama considerada de autores, o desenrolar da Revolução 4.0. Tais rumos servem, também, como reflexão para o movimento em curso no Ministério da Educação no que tange às novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação em Engenharia. A necessidade de uma refundação da própria educação tecnológica em que os valores humanos, hoje trabalhados superficialmente nos cursos de Engenharia, parecem nos fulcrais nos programas educacionais dos futuros engenheiros. Nesta intencionalidade, tentamos propor reflexões sobre o atual modelo de desenvolvimento do mundo contemporâneo, tanto em países centrais como periféricos, sempre tendo como base autores das diversas áreas do conhecimento humano com uma pluralidade de bases ideológicas e epistemológicas. Como professores, com formação na área de educação tecnológica, defendemos fortemente a preocupação básica no desenvolvimento humano, levando em conta que se esse processo civilizatório não for repensado, e com urgência, estamos colocando em risco todo o sistema de vida no planeta Terra.

 

Author Biographies

  • Walter Antonio Bazzo, Engenheiro mecânico e doutor em educação na área de ciências. Desenvolve seus estudos em Educação Tecnológica com ênfase no processo civilizatório contemporâneo e nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, atua como membro do Conselho Editorial de várias revistas sobre Educação no Brasil e exterior. Publicou 10 livros (com varias edições) e mais de duzentos artigos científicos, além de alguns capítulos em livros de/com outros autores. Participou de mais de trezentos eventos entre congressos, seminários, aulas magnas e similares em âmbito nacional e internacional como palestrante. Um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET - www.nepet.ufsc.br) é o seu atual coordenador. Desde a década de 1990, vem participando como colaborador de eventos e na elaboração de materiais didáticos na Organização dos Países Ibero-americanos (OEI)
    Professor Titular na Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET). Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Mecânica. Campus Universitário Trindade.
  • Luciano Andreatta-da-Costa, Engenheiro Civil e Licenciado em Matemática, especialista em Edificações, mestre e doutor em Engenharia. Professor Adjunto da UERGS, liderando o Grupo de Pesquisa em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática – GPDSTEM e atuando no Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática – PPGSTEM, como professor permanente. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É professor do curso de Engenharia Civil da FTEC e do curso de Mecânica da Fundação Liberato. De 2011 a 2014 foi Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e membro do Conselho Superior da UERGS. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado
    Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no curso de Graduação em Engenharia de Energia e no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM), na Fundação Liberato e no curso de Engenharia Civil da FTEC.

Published

2020-04-10