UM ESTUDO ACERCA DAS NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ENGENHARIA

Authors

  • Edvaldo Luiz Rando Junior Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Mario Sergio Cunha Alencastro Centro Universitário Internacional - UNINTER

Keywords:

Educação em engenharia, novas metodologias, práticas inovadoras.

Abstract

O objetivo deste artigo é, a partir de experiências desenvolvidas em algumas instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, identificar, apresentar e discutir práticas inovadoras para o ensino de engenharia. Trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico, cuja revisão de literatura teve a finalidade de uma primeira aproximação com a temática estudada, pré-requisito para futuras investigações. As investigações focalizaram o Problem Based Learning (PBL) – aprendizagem baseada em problemas –, o Project Led Engineering Education (PLEE) – ensino de engenharia baseado em projetos – e o European Project Semester (EPS) – projeto semestral europeu –, visto que representam possibilidades concretas em termos metodológicos para inovações no ensino de engenharia.

Author Biographies

  • Edvaldo Luiz Rando Junior, Centro Universitário Internacional - UNINTER
    Profissional com expertise na área de Engenharia Mecânica e Educação a Distância, tanto comercial quanto acadêmica. Sólidos conhecimentos nos processos de engenharia, visando à melhoria contínua dos padrões de qualidade, eficiência e segurança exigidos, atendendo as demandas de produção. Forte atuação no planejamento e organização de atividades da produção. Facilidade no controle da evolução de orçamentos, de controle de custos e de matérias primas, e do uso adequado funcionamento de máquinas e equipamentos de produção, através de programas de manutenção. Conhecimento das principais ferramentas de gestão da produção e das normas ISO, além do desenvolvimento de projetos com as ferramentas da Qualidade, 5S, metodologia de resolução de problemas, ergonomia, métodos e tempo etc. Elaboração e Administração de budget, habilidade de trabalho em equipe, capacidade de liderança e flexibilidade. Empenho em desafios organizacionais, dinâmico, respeitoso, aberto a ouvir, compreender e valorizar as diferenças no convívio com pessoas.
    Formação Acadêmica e Idiomas
    Graduação – Engenharia Mecânica – Universidade Positivo;
    Cursando Mestrado - Uninter
    Inglês – Avançado (com certificação internacional)/ Espanhol - intermediário.
    Cursando Mestrado - Uninter
    Vivência Internacional
     Vivência de 8 meses na Irlanda, entre março e novembro 2016, com certificado de 25 semanas de Inglês Intensivo no Avanti Language Institute;
     Vivência de 2 meses no Canadá, entre janeiro e março de 2014, com certificado de 8 semanas de Inglês Intensivo pela Escola ILS.
    Cursos
     Certificado de participação de curso Lean Six Sigma - Green Belt;
     Participação no Projeto de Mini-Baja-2009 e Aero-Design-2011;
     Gerenciamento de Escopo de Projetos;
     Ética Empresarial;
     Fundamentos de Gestão de Custos;
     Pro-Engineer – CAD, CAM e CAE;
     Montagem, Configuração e Manutenção de Microcomputador – SENAC;
     Word, Excel, Power Point, Outlook Express, Internet – nível avançado.
  • Mario Sergio Cunha Alencastro, Centro Universitário Internacional - UNINTER

    Engenheiro com Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). Tem Pós-Graduação em Filosofia (PUC/PR), Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (FAE/PR) e Metodologia do Ensino Superior (IBPEX). Atualmente é Professor Pesquisador no Mestrado em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Published

2020-04-12