INDÚSTRIA 4.0: MODELO DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO

Authors

  • Pedro José Gabriel Ferreira Universidade Paulista
  • SILVIA HELENA BONILLA Doutora em Ciências (2001) pela Universidade de São Paulo, bacharel em Química Farmacêutica (1992) e Química (1988) pela Universidad de la República do Uruguai. Atua na área de Produção e Meio Ambiente, principalmente nos seguintes temas: produção mais limpa e ecologia industrial, desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e indicadores ambientais na Universidade Paulista. Sua experiência inicial é na área de fisico-química, especificamente em células a combustível e a fabricação de eletrocatalisadores para uso em células de metanol direto tem facilitado a criação de uma interface com o tema de produção mais limpa. Sua formação inicial permitiu sua atuação no estudo do comportamento de eletrodos sólidos, metais e semicondutores.
  • RODRIGO FRANCO GONÇALVES UNIVERSIDADE PAULISTA
  • ALEXANDRE DALIBERTO FRUGOLI Universidade Paulista
  • PEDRO AMÉRICO FRUGOLI Universidade Paulista
  • FÁBIO PAPALARDO Universidade Paulista
  • Jose Benedito Sacomano www.unip.br

Keywords:

Indústria 4.0, Ensino de Engenharia, realidade virtual, impressão 3D, CLP, Delphi.

Abstract

Para desenvolver a Indústria 4.0 no Brasil, mantendo-a competitiva, é necessária uma revolução educacional. Os seus administradores terão a missão de avaliar se os projetos pedagógicos e professores são capazes de formar profissionais capacitados. O trabalho tem como objetivo elaborar um modelo de ensino, com laboratórios e atividades que possam desenvolver no futuro profissional as capacidades para atuar neste novo cenário. Formulários elaborados na Escala Likert e o método Delphi são utilizados para avaliar o conhecimento dos especialistas educacionais no contexto da Indústria 4.0 e a opinião deles a respeito das competências e ferramentas que devem ser utilizadas na formação de novos Engenheiros de Produção.

Author Biographies

  • Pedro José Gabriel Ferreira, Universidade Paulista
    Mestre em Engenharia de Produção (2011), Especialista em Ensino Superior (2007) e graduado em Engenharia de Controle e Automação (2004) pela Universidade Paulista – UNIP. Coordenador dos laboratórios do Instituto de Ciências Exatas e de Tecnologia, Coordenador do curso de Engenharia no campus Marquês de São Vicente e Coordenador do curso de Engenharia de Produção – EaD na Universidade Paulista. Atuou nas áreas de produção, manutenção, projetos de engenharia, processos de pintura industrial, inspeção de vasos de pressão e testes técnicos. É autor de 6 livros na área de mecânica dos fluidos e 1 livro na área de desenho técnico. Atua no aprimoramento de metodologias de ensino para os cursos de Engenharia e desenvolvimento de novas tecnologias, tendo um de seus trabalhos premiado nos Estados Unidos em 2015.
  • SILVIA HELENA BONILLA, Doutora em Ciências (2001) pela Universidade de São Paulo, bacharel em Química Farmacêutica (1992) e Química (1988) pela Universidad de la República do Uruguai. Atua na área de Produção e Meio Ambiente, principalmente nos seguintes temas: produção mais limpa e ecologia industrial, desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e indicadores ambientais na Universidade Paulista. Sua experiência inicial é na área de fisico-química, especificamente em células a combustível e a fabricação de eletrocatalisadores para uso em células de metanol direto tem facilitado a criação de uma interface com o tema de produção mais limpa. Sua formação inicial permitiu sua atuação no estudo do comportamento de eletrodos sólidos, metais e semicondutores.
    Doutora em Ciências (2001) pela Universidade de São Paulo, bacharel em Química Farmacêutica (1992) e Química (1988) pela Universidad de la República do Uruguai. Atua na área de Produção e Meio Ambiente, principalmente nos seguintes temas: produção mais limpa e ecologia industrial, desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e indicadores ambientais na Universidade Paulista. Sua experiência inicial é na área de fisico-química, especificamente em células a combustível e a fabricação de eletrocatalisadores para uso em células de metanol direto tem facilitado a criação de uma interface com o tema de produção mais limpa. Sua formação inicial permitiu sua atuação no estudo do comportamento de eletrodos sólidos, metais e semicondutores.
  • RODRIGO FRANCO GONÇALVES, UNIVERSIDADE PAULISTA
    Doutor em Engenharia e Produção (2010) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Engenharia de Produção (2004) pela Universidade Paulista e bacharel em Física (1999) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, projeto e desenvolvimento de sistemas e inovação tecnológica. Atua nas seguintes áreas: gestão da produção, engenharia econômica e financeira, sistemas de informação, gestão do conhecimento, inovação e empreendedorismo. Atualmente, é professor titular do programa de pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Produção da UNIP, professor do departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e professor de pós-graduação lato sensu da USP/Fundação Vanzolini.
  • ALEXANDRE DALIBERTO FRUGOLI, Universidade Paulista
    Doutor em Engenharia de Produção (2013), Mestre em Engenharia de Produção (2000) e graduado em Engenharia Mecânica (1996) pela Universidade Paulista. É assessor da vice-reitoria de Planejamento, Administração e Finanças e da direção do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor das disciplinas de Física, Mecânica Geral e Mecânica dos Fluidos. É autor de livros da área de Estatística, Cálculo e Informática. Atua no aprimoramento de metodologias de ensino para os cursos de Engenharia e desenvolvimento de novas tecnologias, tendo um de seus trabalhos premiado nos Estados Unidos em 2015.
  • PEDRO AMÉRICO FRUGOLI, Universidade Paulista
    Doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Paulista, Mestre em Física (1981) e bacharel em Física (1973) pela Universidade de São Paulo. É diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET, coordenador do curso de Engenharia, professor de Física e de Mecânica Geral. É autor de livros na área de Física (Estática, Cinemática, Eletricidade e Eletromagnetismo) e Mecânica Geral (Dinâmica e Cinemática dos Sólidos). Atua no aprimoramento de metodologias de ensino para os cursos de Engenharia e desenvolvimento de novas tecnologias, tendo um de seus trabalhos premiado nos Estados Unidos em 2015.
  • FÁBIO PAPALARDO, Universidade Paulista

    Doutor em Engenharia de Produção (2016), Mestrado em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Paulista e graduado em Engenharia Mecânica (1982) pelo centro universitário FEI. Extensão Universitária no Kitakyushu Pollitechnical College Japão em Sistemas Flexíveis de Manufatura(1992). Experiência na área de Engenharia de Produção Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação, Automação da Manufatura, Administração da Manufatura.(15anos) Montagem de fabricas no Brasil e India, Consultoria a empresas industriais no Brasil, Itália e Turquia. Experiência acadêmica como Professor Universitário na UNIP, FEI, SENAI São Caetano do Sul (Centro de Automação da Manufatura) e na Escola Técnica Industrial Lauro Gomes.(16 anos)

  • Jose Benedito Sacomano, www.unip.br
    Doutor em Engenharia Mecânica (1990), Mestre em Engenharia Mecânica (1983) e graduado em Engenharia Civil (1968) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, qualidade, construção civil, administração da produção e engenharia de produção.

Published

2020-04-13