OTIMIZANDO O TEMPO EM SALA DE AULA: USO DE VÍDEOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA INTEGRADA A OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS

Authors

  • Fulvy Antonella Venturi Pereira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Francine Valenga Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Kamila Colombo Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Keywords:

Sala de aula invertida, vídeos, metodologias ativas, autonomia.

Abstract

O uso da sala de aula invertida vem sendo um aliado dos docentes no que se refere ao aproveitamento do tempo em sala de aula para aplicação, discussão, elaboração de projetos e outras estratégias de ensino. Os vídeos de autoria dos próprios professores da disciplina podem ser um apoio ainda mais consistente nesse pensamento, pois direcionam os conteúdos e os temas de estudo aos resultados de aprendizagem pretendidos, utilizam linguagem e nomenclaturas conhecidas pelos estudantes, e quando integrados a estratégias de acompanhamento e análise do entendimento previamente às aulas presenciais, tornam-se colaboradores na organização direcionada das aulas e no aproveitamento das mesmas para sanar dúvidas e utilizar metodologias ativas que promovam a aprendizagem autônoma e significativa dos estudantes.

Author Biographies

  • Fulvy Antonella Venturi Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

    Bacharelado em Engenharia Química (PUCPR, 2009); mestrado em Engenharia Química (UFPR, 2011); doutorado em Engenharia Química (UFSC, 2015); professora adjunta do curso de Engenharia Química e colaboradora no Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR. Áreas de atuação profissional e assuntos de interesse: adsorção, síntese e caracterização de adsorventes,  experimentação no Ensino de Engenharia Química, uso de metodologias ativas no Ensino, matrizes curriculares por competências.

  • Francine Valenga, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
    Bacharelado em Farmácia (UFPR, 2005); mestrado em Ciências Bioquímicas (UFPR, 2007); doutorado em Ciências Bioquímicas (UFPR, 2011) com período sanduíche no Institute Charles Sadron (Strasboug, França) e pós-doutorado em Química (UFPR 2012); Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR onde atua como membro do Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) da Escola Politécnica e membro do colaboradora no Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR. Áreas de atuação profissional e assuntos de interesse: nanotecnologia, nanofilmes, biotecnologia, bioquímica, uso de metodologias ativas no Ensino e matrizes curriculares por competências.
  • Kamila Colombo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
    Bacharelado em Engenharia Química (FURB, 2011); mestrado em Engenharia Química (FURB, 2013); doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais (UFPR, 2017); professora auxiliar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR. Áreas de atuação profissional e assuntos de interesse: síntese e caracterização de materiais lamelares, processo de produção de biodiesel com uso de catalisadores em meio heterogêneo, experimentação no Ensino de Engenharia Química, metodologias alternativas – metodologias ativas no Ensino.

Published

2020-10-06