METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENGENHARIA: ÊNFASE NA UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Authors

  • Rafael Rodrigo Eckhardt Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Betina Hansen Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Daniel Neutzling Lehn Universidade do Vale do Taquari - Univates

Keywords:

Universidade, educação superior, metodologias ativas, mapas conceituais.

Abstract

O ano de 2020 ficará marcado pela pandemia do Covid-19, que exigiu um longo período de isolamento social e a incorporação de um conjunto de tecnologias da informação e comunicação para manter as relações interpessoais, os estudos nos diferentes níveis da educação, o trabalho no modelo home office, além de que os padrões de consumo foram impactados pela perda de empregos e a redução de renda. No ensino universitário emergiram e se fortaleceram as tecnologias digitais da informação e comunicação, servindo de meio e suporte para a educação não presencial, obrigando professores e estudantes a uma adaptação pessoal no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência das metodologias ativas no ensino e na aprendizagem de estudantes de engenharia da Univates, englobando aulas presenciais e aulas não presenciais síncronas, com destaque para a incorporação de mapas conceituais nas aulas. A pesquisa consistiu em um projeto de intervenção pedagógica, mediada pelos três professores autores, realizada nos semestres de 2019B e 2020A e envolveu quatro turmas com estudantes dos cursos de engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia ambiental e engenharia química. Foi utilizada a ficha de avaliação da intervenção pedagógica proposta por Almeida e Gomes (1997). Os resultados gerais do estudo evidenciaram que a utilização de mapas conceituais e outras metodologias ativas ampliaram o esforço e o trabalho pessoal dos estudantes nas aulas e evidenciaram uma melhora significativa na aprendizagem percebida pelos estudantes na comparação com aulas mais teóricas e conteudistas.

Author Biographies

  • Rafael Rodrigo Eckhardt, Universidade do Vale do Taquari - Univates
    Mestre em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto pelo CEPSRM-UFRGS (2008) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2005). Atualmente é Coordenador dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado e professor da Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e Engenharia Civil da Univates. Tem experiência na área de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Topografia Aplicada, Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Saúde Ambiental, Desastres Naturais e na elaboração e execução de projetos ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Simulação e Mapeamento de Inundações, Ecologia de Paisagem, Análise Ambiental, Licenciamento Ambiental, Consultoria Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental e Recuperação Ambiental.
  • Betina Hansen, Universidade do Vale do Taquari - Univates
    Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado e doutoradoem Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do RioGrande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil na Universidade do Vale do Taquari, em Lajeado/RS. Temexperiência na área de ciência dos materiais, materiais de construção civil,caracterização de materiais poliméricos e materiais compósitos com matriz termoplástica.
  • Daniel Neutzling Lehn, Universidade do Vale do Taquari - Univates
    Possui graduação em Engenharia de Alimentos (1996- FURG), mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos (2018 -FURG) e especialização em Gestão Universitária (2012 -UNIVATES). Atualmente é professor adjunto na Universidade do Vale do Taquari - Univates,em Lajeado/RS. Tem experiência nas áreas de tecnologia de alimentos e laticínios

Published

2021-04-19