A CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES POR MEIO DO DESIGN THINKING EM UMA ABORDAGEM DE APRENDIZADO BASEADA EM PROJETOS: ANALISANDO TENDÊNCIAS EM PESQUISAS NO ENSINO DA ENGENHARIA

Authors

  • Rodrigo de Paiva Cirilo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Ivoneide Mendes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Marcelo Brito Carneiro Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Keywords:

Design Thinking, Ensino de Engenharia, aprendizagem baseada em projetos

Abstract

Visando dotar o ensino da engenharia de possibilidades didáticas para além do paradigma tradicional, uma das possibilidades é o emprego da aprendizagem baseada em projetos como dinâmica para o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, estudantes debruçam-se sobre um problema real na busca de soluções para a construção do produto solicitado. É neste momento que o Design Thinking, enquanto modelo mental, contribuiu para a concepção de soluções criativas e com foco no usuário. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento em periódicos importantes para o ensino da engenharia sobre a utilização do Design Thinking enquanto ferramenta para a construção de soluções nos projetos interdisciplinares desenvolvidos nas salas de aula em cursos de engenharia.

Author Biographies

  • Rodrigo de Paiva Cirilo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
    Professor do curso de Engenharia Elétrica na UFRPE - Campus das Engenharias.
  • Ivoneide Mendes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
    Professora Doutora, no Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE
  • Marcelo Brito Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
    Professor Doutor, no Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE)

Published

2021-04-19