DÚVIDAS E INTERESSES SOBRE ENERGIA ELÉTRICA: ANÁLISE DAS PERGUNTAS FREQUENTES DOS ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL À LUZ DOS PRINCÍPIOS DE ALFABETIZAÇÃO ENERGÉTICA

Authors

  • Rui Muchaiabande Universidade Licungo-Extensão da Beira, Moçambique
  • Urânio Stefane Mahanjane Universidade Pedagógica de Maputo
  • Paulo Cesar Marques de Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Basílio José Augusto José Universidade Licungo – Extensão da Beira

Keywords:

Sustentabilidade energética, Energia elétrica, Alfabetização energética.

Abstract

O padrão de perguntas frequentes dos alunos fornece uma orientação para a elaboração de conteúdos de Alfabetização Energética (AE) dentro de um currículo localmente contextualizado. Neste estudo analisamos 2087 perguntas colocadas por 938 alunos do Ensino Secundário Geral (ESG) na cidade da Beira em Moçambique sobre o tema energia elétrica. A metodologia aplicada foi qualitativa recorrendo-se às técnicas de revisão bibliográfica, questionário e análise comparativa entre as respostas dos alunos e os princípios de AE estabelecidos pelo U.S. Department of Energy (DOE). Os resultados indicam que as perguntas frequentes tiveram maior incidência no princípio VI (40,1%) com destaque nas questões práticas do cotidiano do aluno. A taxa de dúvidas foi significativamente mais alta (78,3%) em relação aos interesses (21,7%). Através deste estudo notamos que o nível de conhecimento e as competências dos alunos para participarem no debate e nas ações de sustentabilidade energética do país são insatisfatórios. Concluímos que existe uma urgência para a integração de conteúdos nos currículos do ESG de forma sistemática tendo como ponto de partida a clarificação do papel da energia eléctrica no desenvolvimento socioeconômico e os problemas associados no seu uso.

Author Biographies

  • Rui Muchaiabande, Universidade Licungo-Extensão da Beira, Moçambique

    Possui graduação em ensino de Física (1996) e Mestrado em Educação/Ensino de Física (2011) pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Actualmente é doutorando em Energia e Meio Ambiente na Universidade Pedagógica de Maputo actuando na área de Tecnologias Sustentáveis de Geração de Energia e Educação Energética. Docente de Física na Universidade Pedagógica Delegação da Beira entre 1996 e 2018. Actualmente é Docente de Física na Universidade Licungo-Extensão da Beira. Coordenador do Programa de Treinamento para a Promoção de Eficiência Energética e Economia de Energia.

  • Urânio Stefane Mahanjane, Universidade Pedagógica de Maputo
    Possui graduação em Electrotecnia – Correntes fracas em combinação com Informática pela Universidade Técnica de Dresden, Alemanha em 1994 e doutorado em Electrotecnia – Correntes fracas pela Universidade Técnica de Dresden, Alemanha em 1998. Atualmente é professor associado no Curso de Engenharia Electrónica da Faculdade de Engenharias e Tecnologias da Universidade Pedagógica de Maputo. Tem atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: Produção de materiais de ensino de baixo custo, geração fotovoltaica e Educação Profissional. Chefe de Departamento de Estudos de Sistemas de Informação e Tecnologias. Coordenador do Núcleo de pesquisa
  • Paulo Cesar Marques de Carvalho, Universidade Federal do Ceará
    Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Paderborn, Alemanha (1997). Professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC. Tem atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: geração fotovoltaica, geração eólica e biodigestores. Coordena o Laboratório de Energias Alternativas da UFC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
  • Basílio José Augusto José, Universidade Licungo – Extensão da Beira
    Possui graduação em ensino de Física (2006) e Mestrado em Educação/Ensino de Física (2014) pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Docente na Universidade Licungo-Extensão da Beira. Doutorando em Ciência/Ensino de Física pela Universidade de Educação Heidelberg-Alemanhã. Aéreas de concentração: Eletricidade, Tecnologias Educativas, Investigação em Ensino de Física e de Artes Visuais.

Additional Files

Published

2022-03-16