DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA ENSINO E SIMULAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM TEMPO REAL

Authors

  • JOSIVAN PEDRO DA SILVA Uninassau
  • DANILO EMÍDIO DE SOUZA CAVALCANTI Uninassau
  • DRIELE KAROLAINE DOS SANTOS COSTA Uninassau
  • IAGO JESUS DE SOUZA Uninassau
  • MARCUS VINICIUS SANTOS DE MOURA Uninassau

Keywords:

Ensino de engenharia, software de simulação, transferência de calor

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um software para fins didáticos, onde é possível estudar os processos de condução de calor através da visualização tridimensional. Uma vez que a maioria dos softwares semelhantes utilizam métodos como o de elementos finitos, que resultam em sistemas lineares complexos e de lenta resolução, o projeto utiliza uma abordagem analítica e dessa forma reduz drasticamente o tempo de simulações. Com o tempo reduzido é possível observar, em tempo real, estes processos no qual os docentes têm dificuldade em descrever, indo além das equações. Para as simulações são consideradas condições de contorno de temperatura e convecção. A partir do poder gráfico de um computador, é possível observar os diferentes comportamentos que dependem das características intrínsecas dos materiais, sua geometria e das fontes de calor. Proporcionando aos estudantes uma melhor compreensão de tais processos. Por consequência, facilitando o entendimento dos fenômenos da transferência de calor e aumentando o engajamento e interesse dos alunos.

Author Biographies

  • JOSIVAN PEDRO DA SILVA, Uninassau
    Possui doutorado, mestrado e graduação no Departamento de Engenharia Química (DEQ), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2018, 2013 e 2010, respectivamente. Desenvolveu trabalhos no Laboratório de Simulação e Dinâmica de Processos Químicos (LSDPQ) Tendo experiência nas áreas de modelagem matemática e 3D, simulação, programação, automação, inteligência artificial, Processos industriais, processos oxidativos avançados e biocombustíveis. Foi Professor no Centro Universitário Estácio do Recife. Atualmente é Professor na UNINASSAU Unidade Paulista-PE
  • DANILO EMÍDIO DE SOUZA CAVALCANTI, Uninassau
    Possui doutorado, mestrado e graduação no Departamento de Engenharia Química (DEQ), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2018, 2013 e 2011, respectivamente. Na Engenharia Química tem experiência nas áreas de Geoquímica, no estudo da dinâmica do fósforo em reservatórios, Processos Oxidativos Avançados, Minerais Industriais, no desenvolvimento de estudos na calcinação de gipsita. utilizando Fluidodinâmica Computacional (CFD). modelagem de Processos de Reforma Seca e DesidroAromatização. Foi Professor Titular II no Centro Universitário Estácio do Recife. Foi Professor Substituto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (DEMEC-UFPE). Foi coordenador dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Mecânica e Civil no Centro Universitário Joaquim Nabuco - Uninabuco Paulista. Atualmente é coordenador dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Mecânica e Civil no Centro Universitário Maurício de Nassau - UniNassau Paulista e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP-PE).
  • DRIELE KAROLAINE DOS SANTOS COSTA, Uninassau
    Graduanda em Engenharia da Produção, formada no curso Técnico em segurança do trabalho (2016), tem experiência na área de Segurança do trabalho e supervisora de produção, com ênfase na área de gestão de pessoas e controle de qualidade.
  • IAGO JESUS DE SOUZA, Uninassau
    Graduando em Engenharia Mecânica na UNINASSAU, possui experiência na área de computação, matemática, monitoria de cálculo. Atualmente trabalha como auxiliar de escritório na Água Mineral Rosa Branca Montania LTDA.
  • MARCUS VINICIUS SANTOS DE MOURA, Uninassau
    Graduando em Engenharia Elétrica no Centro Universitário Maurício de Nassau. Possui experiência em Planejamento e controle da manutenção, adquirida no período em que foi aprendiz de manutenção industrial em uma multinacional.

Published

2021-10-07